Volvo registra recorde de vendas de caminhões no mundo

Frota & Cia

 

Em 2023, a Volvo Trucks registrou o seu melhor desempenho comercial da história. Em todo o planeta, a montadora entregou 145.395 caminhões ante as 145.195 unidades comercializadas em 2022. Os três principais mercados foram: Estados Unidos, Brasil e Reino Unido, respectivamente.

 

O mercado de caminhões elétricos ainda é bastante restrito, mas se apresenta de forma promissora. No ano passado, a marca entregou 1.977 veículos deste tipo para clientes de todo o mundo, o que representa um incremento de 256% em relação ao ano anterior. A participação da Volvo no segmento de veículos pesados elétricos na Europa aumentou para 47,2%.

 

“Estou muito orgulhoso do nosso desempenho em 2023 – outro ano recorde! Esta é uma prova clara de que os nossos clientes apreciam a eficiência de combustível, a segurança e o tempo de atividade dos nossos caminhões”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

 

Atualmente, a Volvo Trucks conta com um portfólio formado por oito modelos de caminhões elétricos, incluindo os novos Volvo FH Aero Electric e o novo Volvo FM Low Entry, que é o seu primeiro modelo equipado apenas com um motor totalmente elétrico.

 

A montadora comercializa caminhões eléctricos desde 2019 e, hoje em dia, já disponibiliza parte deste portfólio em 45 países distribuídos por seis continentes. Em 2023, a Volvo entregou seus primeiros caminhões elétricos pesados para a América Latina, com veículos destinados a clientes no Brasil, Chile e Uruguai. A Volvo também se tornou o primeiro fabricante a fornecer caminhões pesados elétricos a bateria no Marrocos, na Coreia do Sul e na Malásia.

 

Eficiência energética

 

No início de 2024, a Volvo promoveu uma forte atualização no modelo VNL, que é destinado ao mercado norte-americano e que promete uma economia de combustível até 10% dependendo das condições de aplicação. Para a Europa, Médio Oriente, África, Ásia e Austrália, a montadora apresentou a nova versão FH Aero com quatro opções diferentes de motorização, incluindo motores eléctricos e movidos a combustíveis renováveis, que apresentam performance superior ao FH em linha atualmente. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)