Nova Fiat Titano tem versões confirmadas; veja o que já sabemos

Portal Mobiauto

 

Com lançamento confirmado para a próxima semana, a Fiat Titano será uma das grandes novidades do mercado brasileiro em 2024. A boa notícia é que já temos a confirmação de duas versões da inédita picape média da Fiat, que brigará num segmento acirrado composto por Toyota Hilux e Chevrolet S10 – só para citar as principais.

 

A confirmação de duas versões da nova Fiat Titano se deu graças a página @placadoscarros no Instagram, que confirmou que a nova caminhonete contará com as configurações Volcano e Ranch. Ou seja, a nova Titano seguirá o padrão de nomenclatura de outras picapes da marca como a Toro e a Strada nas configurações mais completas.

 

Vale lembrar que já tivemos diversos flagras da nova Fiat Titano. Sabemos que a picape terá versões mais simples destinadas ao trabalho pesado, algo que foi revelado em flagras e até em versões em outros países, mas tanto a Titano Volcano como a Titano Ranch ficarão posicionadas como versões mais completas no topo da gama.

 

A Volcano deverá seguir o que vemos na Strada/Toro, com visual mais urbano, enquanto a Ranch ficará responsável por ser a variante com apelo mais off-road – algo que fará ainda mais sentido na Titano, que ofertará tração 4×4 com bloqueio de diferencial.

 

Seguindo essa lógica, podemos esperar que entre as três versões de entrada e intermediária, teremos assinaturas Endurance e Freedom, o que fecharia a conta.

 

Como é a Fiat Titano?

 

Com visual revelado em dezembro do ano passado, a nova Fiat Titano herdará basicamente as mesmas linhas da Peugeot Landtrek, versão da picape vendida na América Latina. A Fiat usou o modelo da Peugeot como base para esse projeto, assim ambas serão praticamente idênticas, salvo alguns detalhes na grade dianteira e emblemas. A picape contará com rodas de 18 polegadas nas versões mais caras e faróis full-LED com assinatura vertical, enquanto o vidro traseiro terá proteção.

 

Por dentro teremos praticamente o mesmo layout da Landtrek, mas obviamente com o novo logotipo da Fiat. A nova Titano terá painel de instrumentos analógico, mas com uma pequena tela central com visor colorido, além de central multimídia destacada na porção superior do painel.

 

Em relação ao seu porte, a nova picape da Fiat terá 5.390 mm de comprimento, 1.963 mm de largura, 3.180 mm de entre-eixos e 1.835 mm de altura. Para efeito de comparação, uma Toyota Hilux, por exemplo, mede 5.225 mm de comprimento, 1.810 mm de altura, 1.835 mm de largura e 3.085 mm de entre-eixos.

 

A capacidade de carga ainda é um mistério para a versão nacional, mas no exterior ela carrega até 1,2 tonelada e pode ainda rebocar 3,5 toneladas. É algo que deve ser repetido por aqui ou até melhorado conhecendo a robustez das caminhonetes da Fiat no Brasil.

 

Motor 2.2 turbodiesel da Ducato na Titano

 

Ainda existe muita expectativa para a confirmação da motorização da nova Fiat Titano, mas o mais cotado é o 2.2 quatro-cilindros Blue HDi, o mesmo utilizado pela Ducato. Este é um propulsor turbodiesel de 180 cv de potência (a 3.750 rpm) e 40,8 kgfm de torque (a 2.000 rpm), mas resta saber se o motor terá calibração mais potente para o mercado nacional.

 

É importante frisar que esse 2.2 turbodiesel é utilizado pela Peugeot Landtrek produzida no Uruguai e que abastece o mercado local e também o Chile. Por isso é o conjunto mecânico mais esperado para a Fiat Titano brasileira, que será razoavelmente diferente da Landtrek chinesa comercializada em outros países da América Latina, e que era importada com um motor 1.9 turbodiesel de 150 cv. (Portal Mobiauto/Diego Dias)