Mercado argentino de veículos pesados mantém queda em fevereiro

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado argentino de veículos pesados registrou a venda de 783 unidades em fevereiro, com queda de 22,0% na comparação com as 1.004 unidades comercializadas do mesmo mês de 2023. Em relação a janeiro deste ano, a retração foi de 20,0%, quando foram registradas 979 unidades.

 

As vendas acumuladas nos dois primeiros meses somaram 1.762 veículos, com queda de 29,7% na comparação com as 2.506 unidades faturadas do primeiro bimestre de 2023.

 

A Mercedes-Benz surpreendeu com a venda de 398 veículos em fevereiro, volume que representa 50,8% de participação do mercado argentino. A surpresa negativa foi o desempenho da IVECO, que registrou vendas de apenas 206 unidades, praticamente à metade da obtida pela Mercedes-Benz, e participação de 26,3% do mercado.

 

Em vendas acumuladas, a Mercedes-Benz também liderou, com o total de 887 unidades e participação de 50,3% do mercado argentino, seguida pela IVECO, com 464 unidades e participação de 26,3%, bem abaixo do registrado no ano anterior quando a fabricante havia comercializado 930 veículos.

 

A Volkswagen se destacou pelo crescimento de vendas e ocupou a terceira colocação, com 114 veículos e 6,8% do mercado, à frente da Scania, com 105 unidades, Agrale, com 66 e Volvo com 57.

 

Marca – 2024 – 2023 – Variação (%)

 

1 – Mercedes-Benz – 887 – 867 – 2,3

2 – IVECO – 464 – 930 – (50,1)

3 – Volkswagen – 114 – 99 – 15,2

4 – Scania – 105 – 289 – (63,7)

5 – Agrale – 55 – 134 – (50,8)

6 – Volvo – 57 – 104 – (45,2)

7 – Foton – 25 – 12 – 108,3

8 – Isuzu – 13 – 4 – 225,0

9 – Hino – 11 – 17 – (35,3)

10 – JMC – 3 – 4 – (25,0)

(Truck & Bus Builder América do Sul)