Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado colombiano fechou o segundo mês do ano com queda de venda em todos os segmentos. Segundo dados da Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável), foram comercializados 934 veículos comerciais, com queda de 26,8% em relação às 1.276 unidades do mesmo período do ano passado.
De acordo com a entidade, o país, assim como praticamente todos da América do Sul, enfrenta os problemas econômicos que afetam a economia, como restrições à liberação de crédito, altas taxas de juros e preços elevados.
No acumulado do ano, o mercado colombiano registrou a venda de 1.621 veículos comerciais pesados, com retração de 39,7% em relação às 2.687 do primeiro bimestre do ano anterior.
No segmento de caminhões foram comercializadas 742 unidades, com queda de 28,1% em relação às 1.032 do mesmo período de 2023. A categoria mais forte em vendas na Colômbia, a de caminhões com capacidade de carga até 10,5 toneladas, foi a única em todo o mercado com resultado positivo e atingiu em fevereiro 488 unidades, com crescimento de 12,7% em comparação com o ano de 2023, quando foram vendidos 433 veículos. A líder em vendas nessa categoria foi a Chevrolet, com 382 veículos, seguida pela Foton, com 196, e pela JAC, com 78 unidades.
Os caminhões com capacidade de carga acima de 10,5 toneladas registraram queda de 53,9%, com 124 veículos vendidos na comparação com o total de 269 unidades faturadas em igual período do ano de 2023. A liderança também pertenceu à Chevrolet, com 79 unidades, seguida pela Foton, com 39, e pela Hino, com 20 unidades.
Nessa categoria, entre as 10 primeiras empresas classificadas, a única que apresentou crescimento foi a Mercedes-Benz, com o total de 60 unidades e a melhor marca do segmento com crescimento de 275,0% sobre as 16 unidades vendidas no mesmo período de 2023.
Na categoria de tractocaminhões que no Brasil são identificados por cavalos mecânicos foram vendidas 130 unidades, que correspondem a retração de 60,6% na comparação com as 330 unidades registradas em 2023.
A liderança pertenceu à Kenworth, com 85 veículos, seguida pela Shacman, com 25, e pela International, com 18 unidades. A Volkswagen foi a única marca entre as primeiras classificadas a apresentar resultado positivo, com 84,8% de crescimento e a venda de 61 veículos em relação aos 33 vendidos em 2023.
No segmento de veículos para o transporte de passageiros, a Colômbia registrou a venda de 192 unidades em fevereiro, com queda de 21,3% em comparação com as 244 do mesmo mês de 2023. A liderança ficou com a Mercedes-Benz, com 131 unidades, seguida pela Chevrolet, com 63 veículos, e pela Scania, com 50 unidades. (Truck & Bus Builder América do Sul)