Motor 1/Falando de Carro
Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Citroën para o Brasil, o inédito SUV-cupê derivado da plataforma do C3 está cada vez mais perto de chegar ao mercado. Prova disso são os flagras constantes e reveladores que mostram protótipos rodando já com carroceria definitiva. A camuflagem ainda tenta esconder partes da traseira, mas a pegada geral do caimento do teto já pode ser observada.
Derivado do projeto C-Cubed, que já originou C3 e C3 Aircross, o C3 X (como é provisoriamente chamado) seguirá a mesma pegada de design dos primos europeus C4 X e C5 X, adotando carroceria com elementos combinados de SUV e sedã. Usará as mesmas portas dianteiras dos modelos C3 e C3 Aircross, mas com o diferencial da traseira mais elaborada, com caimento exclusivo e inspiração em cupês.
A plataforma CMP será compartilhada com os primos, o que explica a adoção de diversos componentes em comum. A dianteira será praticamente a mesma do Aircross. Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso. Neste ponto, a receita será a mesma seguida pela Fiat com o Fastback.
Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para 2024, tanto no Brasil quanto na Índia. Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ) junto com os demais membros da família. (Motor 1/Falando de Carro/Dyogo Fagundes)