O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro
Em fevereiro, a cidade de Jacksonville, na Flórida, recebeu seu primeiro ônibus sem motorista. O Oxa Drive é um veículo autônomo desenvolvido pela parceria entre a Oxa, fornecedora de software para veículos autônomos, com a Beep, provedora de serviços de transporte nos EUA.
Inicialmente, o serviço contará com atendentes de segurança treinados na rota na Faculdade Estadual da Flórida (FSCJ). Segundo a empresa, o objetivo inicial é aumentar a confiança dos passageiros, enquanto se acostumam com a experiência de rodar em um transporte público em um veículo sem motorista.
O novo ônibus faz parte de um programa de veículos autônomos licenciado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos A (NHTSA, na sigla em inglês). O projeto conta com apoio da Autoridade de Transportes de Jacksonville (JTA) e da FSCJ.
Liderança
De acordo com a empresa de software, o serviço deve apoiar os esforços da cidade para se tornar destaque em relação ao transporte autônomo. Jacksonville planeja, também, iniciar grandes investimentos em transporte autônomo como parte de um projeto batizado como Ultimate Urban Circulator (U²C).
O U²C é um programa desenvolvido para a modernização e expansão da estrutura de transporte local, incluindo a adesão de veículos autônomos no sistema de transporte da cidade.
O software desenvolvido pela Oxa Driver permite a automação do veículo independentemente do controle humano.
De acordo com a empresa, mais sete lançamentos com software Oxa devem ocorrer até o final do ano, mas sem divulgar detalhes sobre esses projetos. A tecnologia será implementada em cidades dos Estados Unidos e do Reino Unido em 2024. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Erick Souza)