Porsche Macan tem nova geração no Brasil com versões 100% elétricas

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

Recém-lançado em sua terra natal, a Alemanha, o Porsche Macan de 2ª geração iniciou a pré-venda no Brasil. O modelo tem duas versões de acabamento. A primeira delas (Macan 4) custa R$ 580 mil e já pode ser encomendada. Já o Turbo, de R$ 770 mil, ficará disponível a partir do dia 13 de março. Mas, em ambos os casos, as entregas acontecerão no segundo semestre. Por isso, o atual modelo a combustão continuará no portfólio da marca.

 

Desenvolvida na nova plataforma elétrica PPE, a nova geração do Macan se distancia do Cayenne e adota elementos de design presentes no elétrico Taycan. Por exemplo, os faróis são divididos em duas partes, com as luzes diurnas (DRL) em cima e os faróis principais na parte inferior. Na traseira, as lanternas ficam interligadas e atravessam toda a tampa do porta-malas – que leva até 540 litros. E a Porsche aposta na silhueta com estilo de cupê.

 

Nas dimensões, o concorrente de BMW iX3 e Mercedes-Benz EQE SUV tem 4,78 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,62 m de altura e 2,89 m de entre-eixos – assim, é 8,6 centímetros maior que a geração anterior.

 

Por dentro, o novo Porsche Macan tem quadro de instrumentos digital com tela de 12,6 polegadas, central multimídia com 10,9” e o inédito Head-Up Display, que projeta imagens e dados de bordo no para-brisa com tecnologia de realidade aumentada. O SUV tem, ainda, volante multifuncional e uma terceira tela no painel para o passageiro dianteiro. Esta, porém, é opcional e mede também 10,9”.

 

Entre os demais itens de série, o utilitário de luxo oferece assistente de manobras (estaciona de forma automática), bancos dianteiros com aquecimento e regulagens elétricas, teto solar panorâmico, suspensão pneumática adaptativa, monitor de tráfego cruzado e recursos semiautônomos, como manutenção em faixa.

 

Já a versão topo de linha vem com itens como direção assistida controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado de quatro zonas, cortina elétrica nos vidros laterais traseiros e sistema de som da Bose.

 

O Macan oferece tração integral. Isso porque tem dois motores elétricos (um no eixo dianteiro e outro no traseiro). Todavia, enquanto a versão 4 tem 408 cv e 66,3 mkgf de torque máximo, a Turbo conta com 640 cv e 115,2 mkgf. Segundo a Porsche, as acelerações de 0 e 100 km/h são de 5,2 segundos e 3,3 s, e as velocidades máximas chegam a 220 km/h e 260 km/h, respectivamente.

 

Por fim, a bateria é a mesma nos dois modelos, com capacidade de 100 kWh. Mas a autonomia muda: são 613 km no Macan 4 e 591 km no Turbo, conforme o ciclo global WLTP. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Vagner Aquino)