Argentina e impostos cancelam planos da Renault Oroch na África do Sul

Motor 1/CAR Magazine ZA

 

O crescimento do mercado de picapes intermediárias não é sentido apenas no Brasil. Há alguns meses, a imprensa da África do Sul já cogitava que a Renault ofereceria por lá a Oroch, rival de Fiat Toro e Chevrolet Montana por aqui. No entanto, fatores externos decepcionaram os executivos da Renault por lá.

 

À revista sul-africana CAR Magazine ZA, Shumani Tshifularo, gerente da Renault da África do Sul, afirmou que “este produto (A Oroch) foi totalmente homologado e está pronto para ser lançado, mas estaríamos cometendo uma injustiça com a pick-up ao apresentá-la a um preço proposto que atualmente é ditado pelas taxas de câmbio e impostos de importação”. Ou seja, do jeito que está hoje, a Renault Oroch seria cara demais para aquele mercado.

 

Tshifularo ainda diz que a Oroch é classificada por lá como SUV, não como veículo comercial. Isso implica no pagamento de um imposto de importação de 25% e não tem direito ao ressarcimento do Imposto de Valor Agregado do país, algo garantido a veículos de trabalho. Para chegar na África do Sul, a Renault Oroch seria importada da Argentina, que já fabrica para o Brasil e que está passando por uma crise inflacionária.

 

A publicação sul-africana dá como certo o cancelamento do plano de importação da picape para lá em 2024, mas tem a expectativa de que ela chegue em 2025. No entanto, não levaram em consideração que a Oroch deve mudar nos próximos anos e a Renault da África do Sul pode estar esperando tal alteração antes de iniciar as vendas da picape por lá.

 

A renovação da Oroch já foi sinalizada pela própria Renault e deverá acontecer até 2027. Desde já, projetistas de plantão começam a fazer suas apostas e imaginar virtualmente como será a nova picape. É o caso do site russo Kolesa, que publicou renderizações baseadas na nova geração do Duster à venda na Europa.

 

A receita é a mesma da Oroch atual, com design diretamente derivado do SUV na dianteira e modificações estéticas apenas na traseira (com entre-eixos alongado e caçamba exclusiva). Apesar de bem feitas, as projeções não indicam exatamente o caminho que será seguido pela Renault.

 

Conforme adiantado pela própria marca, a Oroch de próxima geração ganhará independência em relação ao Duster e terá design único derivado diretamente da Niagara Concept. A picape ficará maior (provavelmente terá os mesmos 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos do conceito) e migrará para a plataforma modular CMF-B (a mesma do crossover Kardian).

 

Graças à nova base, a próxima Oroch poderá contar com versões híbridas no portfólio. Na Niagara, a Renault indicou o caminho que será seguido ao equipar o protótipo com tecnologia E-Tech Hybrid 4×4. O sistema, com duplo ajuste técnico, usa motor a combustão com sistema híbrido-leve de 48 volts na frente e motor elétrico adicional na traseira.

 

A versão de produção da Niagara será produzida na fábrica de Santa Isabel, na Argentina, e terá o Brasil como principal mercado. O nome Niagara, inclusive, é cogitado para substituir o batismo Oroch usado hoje. (Motor 1/CAR Magazine ZA/Thiago Moreno)