Ford inicia vendas da E-Transit no Brasil

Transporte Moderno

 

Oferecer um leque diversificado de comerciais leves no Brasil é a estratégia da Ford para aumentar a sua participação nesse segmento. Desta vez, a marca quer conquistar espaço no nicho de elétricos. Por isso, anunciou que iniciará as vendas da E-Transit no final de março.

 

A montadora incorporou no seu portfólio para o Brasil a Transit chassi-cabine elétrica, mas, desde 2022, testa o furgão elétrico em um programa-piloto com frotistas. Iniciativa que rendeu, aliás, a primeira venda de 300 unidades.

 

A Ford não revela o nome do cliente, mas diz que se trata de uma empresa que preza por boa capacidade volumétrica de carga, o que pode significar que a encomenda seja de uma companhia que atua no e-commerce.

 

Tanto o chassi-cabine como o furgão serão importados da fábrica da Turquia por causa da similaridade com o Brasil no que diz respeito a operação de transporte. A Ford também fabrica a linha E-Transit nos Estados Unidos.

 

Preço e custo operacional

 

Conforme a montadora, a E-Transit chassi-cabine tem preço sugerido de R$ 542 mil para a versão de 3,5 toneladas de peso bruto total (PBT) e de R$ 562 mil para a versão de 4,2 toneladas. Por outro lado, a E-Transit Furgão de 3,5 toneladas será vendida por R$ 542 mil.

 

Apesar de os veículos elétricos da linha custarem praticamente o dobro de modelos similares movidos a diesel, a Ford afirma que seus veículos elétricos podem oferecer um custo de operação até 40% menor na comparação com um modelo a combustão.

 

Matias Guimil, gerente de estratégia de veículos comerciais da Ford América Sul, explica, por exemplo, que o trem-de-força tem 86% menos peças. “Esse fator combinado com o uso da energia elétrica ajuda a reduzir gastos. ”

 

Ele também destaca a autonomia de 317 quilômetros e a bateria de lítio de 68 kWh que pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas.

 

Veículos por assinatura

 

A E-Transit também pode ser adquirida por meio do serviço de assinatura da marca, o Ford Go. Assim, o frotista tem a opção de alugar o veículo. Na visão da empresa, o serviço por assinatura é uma forma de promover o acesso de empresas com diversas realidades financeiras ao veículo elétrico.

 

A princípio, a Ford tem como clientes em potencial para seus veículos elétricos os grandes frotistas, sobretudo os que investem para reduzir índice de emissões de CO², mas que buscam um menor custo operacional. Contudo, médios e pequenos frotistas também estarão na mira da empresa nos próximos anos, quando houver o aumento da frota de comerciais leves no Brasil.

 

Aumento de 60% em vendas

 

Depois de fechar a sua produção de caminhões no Brasil em 2019, a Ford reposicionou seus esforços para se destacar com a sua linha de veículos comerciais. Por isso, desde 2022 a busca espaço no segmento de comerciais leves. Desde então, lançou cinco modelos no país, quatro da linha Transit e a Nova Ranger XL e XLS.

 

Com essas opções a diesel, teve incremento de 60% das vendas em 2023, com 5,2 mil unidades vendidas. A meta, agora, é avançar em um segmento que tem grande potencial, com capacidade para absorver 40 mil unidades por ano. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)