BNDES aprova R$ 118,8 milhões para o Grupo WEG

Technibus

 

O plano de inovação do Grupo WEG, a ser conduzido por sua equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em Jaraguá do Sul (SC), teve aprovado R$ 118,8 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto contempla investimentos em digitalização e descarbonização, a serem realizadas pela companhia até 2025, o que inclui pesquisa de novos materiais e desenvolvimento de motores elétricos.

 

Entre as rotas tecnológicas previstas, estão o desenvolvimento de produtos mais eficientes, sustentáveis e digitais, com incorporação de tecnologias 4.0, conectividade entre máquinas e sistemas de monitoramento em tempo real; o desenvolvimento de novos materiais para motores elétricos, visando a reduzir perdas de fabricação; e o desenvolvimento de novas topologias de motores elétricos, a exemplo de motores lineares para atender a novas soluções de mobilidade elétrica.

 

Na avaliação do diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, José Luis Gordon, “o apoio do BNDES aos investimentos da WEG reforça aspectos essenciais do plano Mais Produção, em busca de uma indústria mais inovadora e digital, verde, exportadora e produtiva. Essa é uma prioridade do governo do presidente Lula, com geração de renda e empregos qualificados no país”.

 

Por essas características, Gordon afirma que a iniciativa está totalmente alinhada aos objetivos da Nova Indústria Brasil, política industrial lançada pelo governo federal em janeiro. “Com o apoio do BNDES, um parceiro histórico da indústria brasileira, estamos impulsionando não só o nosso compromisso com o avanço tecnológico no Brasil, mas criando soluções que agregarão valor à economia e trarão oportunidades à sociedade como um todo”, aponta o diretor de finanças e relações com investidores da WEG, André Menegueti Salgueiro.

 

O plano de inovação da WEG será financiado por meio da linha BNDES Mais Inovação, lançada pelo banco em setembro de 2023, que oferece custo atrelado à taxa referencial (TR) para iniciativas de inovação e digitalização. “Com a criação da linha, o BNDES passou a estar equipado para apoiar de forma consistente a ampliação dos investimentos em inovação no país”, complementa Gordon.

 

Para além de fortalecer as capacidades de inovação da companhia, o projeto está alinhado a metas de descarbonização assumidas pela WEG. Em 2022, a empresa lançou o programa WEG de Carbono Neutro, com meta de reduzir em 52% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. (Technibus)