GWM adia início da produção no Brasil para o 2º semestre de 2024

Motor1/Papo de Garagem

 

Apesar dos esforços da GWM, a produção da fabricante chinesa no Brasil não começará em maio como estava programado. Ao invés disso, a fábrica em Iracemápolis (SP) iniciará a montagem dos primeiros carros nacionais da empresa somente no 2º semestre, iniciando com o SUV médio Haval H6, deixando a picape média híbrida para um outro momento.

 

A mudança no cronograma foi revelada por Ricardo Bastos, diretor de relações governamentais da fabricante, em entrevista ao podcast Papo de Garagem. Bastos afirma que não há uma nova previsão para a inaguração, mas afirma que “certamente será ainda este ano”. Até agora, a empresa trabalhava com a meta de começa a produzir em maio, começando a entregar as primeiras unidades nas concessionárias por volta de julho ou agosto.

 

Segundo Bastos, o que causou esta alteração nos planos foram as últimas decisões do governo, tanto por conta da volta do imposto de importação para carros elétricos e híbridos quanto o Programa Mover de incentivo para a industria automotiva – embora o governo federal ainda não tenha divulgado as regras e benefícios. “Precisávamos ter um produto de maior segurança quanto à aceitação do consumidor e ao volume de vendas e, por isto, o primeiro modelo será um SUV. A picape ainda está no plano, mas será o segundo modelo a entrar em produção”, explica o executivo.

 

Como divulgado pela própria GWM em diversas entrevistas, a ideia original era iniciar a produção brasileira com uma picape média ou um SUV derivado, a decisão seria tomada este ano quanto a ordem, mas um seguiria o outro com três meses de diferença. Como revelado por Motor1.com com exclusividade, o primeiro carro nacional agora será o Haval H6, informação confirmada por Oswaldo Ramos, COO da GWM no Brasil.

 

A escolha do Haval H6 faz todo sentido, por ser o carro-chefe da marca no momento. O SUV será impactado pela volta dos impostos para eletrificados, que irá subir novamente em julho de 10% para 18%. Produzir o SUV médio no Brasil resolveria este problema, além de solucionar outra dificuldade: o volume disponível para entrega. Hoje, muitos clientes esperam por um mês para receber o veículo. A nacionalização também abre a possibilidade de que o motor passe a ser flex, algo que já estava em desenvolvimento para a picape. (Motor1/Papo de Garagem/Nicolas Tavares)