JBS apresenta os primeiros resultados com o teste do DAF XF 530 B100

Frota News

 

Após seis meses de teste, a JBS mostra resultados promissores na primeira fase do teste do uso de 100% de biodiesel (B100) em caminhões. Inclusive, pode ser um caminho melhor do que aumentar a mistura de biodiesel no diesel fóssil.

 

Durante seis meses, um caminhão DAF XF 530 foi empregado na rota logística entre Lins, São Paulo, e o porto de Santos, operando exclusivamente com biodiesel produzido pela JBS Biodiesel.

 

Deve-se considerar que a JBS, como proprietária do caminhão e fabricante do biodiesel, teve total controle da qualidade e do correto uso. No caso do biodiesel misturado com o diesel fóssil, o transportador não tem controle da origem, armazenagem e controle de qualidade do combustível.

 

Os resultados

 

Os testes revelaram que o veículo movido a B100 manteve um rendimento comparável ao diesel convencional misturado com biodiesel, com a vantagem significativa de reduzir em até 80% as emissões de gás carbônico.

 

“Os resultados iniciais são muito encorajadores. Demonstram que o biodiesel não apenas oferece um desempenho equivalente, mas também traz benefícios ambientais inegáveis”, destacou Alexandre Pereira, diretor comercial da JBS Biodiesel.

 

O biodiesel, sendo mais limpo, biodegradável e eficiente do ponto de vista ambiental quando não misturado com o diesel fóssil, se apresenta como uma alternativa viável e imediata ao diesel fóssil.

 

Desde o início dos testes, em julho de 2023, o caminhão percorreu mais de 59 mil quilômetros, transportando mais de 3,2 mil toneladas de produtos, e consumindo aproximadamente 35 mil litros de B100. A percepção dos motoristas, avaliada em testes periódicos, foi positiva, indicando bom desempenho e performance do veículo.

 

Com a expansão dos biocombustíveis no Brasil, o governo federal elevou a mistura obrigatória de biodiesel no diesel de 12% para 14%, com planos de alcançar 15% até 2025. Esse movimento é reforçado pelo Projeto de Lei do Combustível do Futuro, que visa promover o avanço dos biocombustíveis na matriz energética do país. Porém, a mistura cria muitos problemas nos motores devido à formação de borras, o que não ocorre com o biodiesel B100.

 

A JBS Biodiesel, uma das cinco maiores produtoras do Brasil, lidera a produção de biodiesel a partir de resíduos de produção animal, com uma capacidade instalada de aproximadamente 785 milhões de litros anuais. Este volume representa mais de 10% da produção total de biocombustíveis do Brasil em 2023, segundo dados da ANP.(Frota News/Marcos Villela Hochreiter)