Foton comercializa no Brasil caminhões leves e médios com opção de 100% elétrico

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Foton, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais da China com volume total superior a 11 milhões de unidades em todo o mundo, passa a atuar no Brasil, oficialmente como subsidiária da Foton Motor Global fabricante de veículos comerciais, produzindo desde picapes até caminhões pesados.

 

A empresa anunciou que opera atualmente no mercado brasileiro com uma linha de produtos importados da China, homologados para operar em território brasileiro e voltados ao segmento de caminhões para operações logísticas urbanas, com quatro modelos – Aumark S 715, Aumark S 916, Aumark S 1217 A/B e o elétrico iBlue 6T – projetados para atender as principais necessidades do crescente mercado de transporte e logística urbana no País, especialmente o “e-commerce”.

 

Segundo Daren Lu, gerente geral da Foton Motor do Brasil, a empresa está presente no País desde 2011 e nesse período de 13 anos, sempre trouxe para o mercado brasileiro os mais modernos caminhões, com a tecnologia e a robustez necessárias para atender todas as demandas dos clientes que trabalham com caminhões semileves, leves e médios.

 

A Foton possui rede de aproximadamente 30 concessionárias distribuídas por dez estados e o Distrito Federal.

 

Linha de produtos

 

Aumark S 715

 

O Aumark S 715 é um caminhão leve com Peso Bruto Total (PBT) de 7.000 quilos, Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 9.0 quilos e capacidade de carga útil de mais de 4.500 quilos. O trem de força é composto por motor CumminsF2.5, de 150 cv e torque de 400 Nm, com transmissão ZF/5S408 de cinco marchas. Possui tanque de combustível de alumínio tem capacidade para 120 litros.

 

A cabine de design moderno oferece funcionalidade e conforto para o motorista. Entre os itens de série, o Aumark S 715 tem volante multifuncional, sistema de controle de cruzeiro, sensor de marcha-a-ré, ar-condicionado eletrônico, defletor de ar e banco do condutor com amortecedor mecânico.

 

O caminhão possui dimensões para proporcionar agilidade em entregas urbanas: tem comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 1.945 mm, altura de 2.250 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.200 mm.

 

Para percorrer com estabilidade as estradas e ambientes urbanos do Brasil, o Aumark S 715 conta com sistema de suspensão composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.

 

O sistema de freio de serviço é a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Antitravamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade). O freio de estacionamento tem câmara de molas acumuladoras.

 

Aumark S 916

 

O caminhão leve Aumark S 916 é robusto e tem agilidade para entregas de cargas em ambientes urbanos. Possui design moderno, alta tecnologia e itens de série que atendem os clientes mais exigentes. O Aumark S 916 tem Peso Bruto Total (PBT) de 9.000 quilos, Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 12.000 quilos e capacidade máxima de carga útil de 6.021 quilos.

 

Equipado com transmissão ZF/6S558 de seis marchas, possui motor Cummins F3.8 de 160 cv e torque de 500 Nm, e tanque de combustível de alumínio tem capacidade para 160 litros.

 

Entre itens de série, o Aumark S 916 tem volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 + bluetooth, janelas elétricas, barra estabilizadora dianteira e traseira, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.

 

O caminhão possui dimensões ideais para serviços de transporte que exigem alta capacidade de carga e agilidade. Tem comprimento total de 6.920 mm, largura máxima dianteira de 2.136 mm, altura de 2.280 mm e distância entre eixos de 3.800 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 5.140 mm. Seu sistema de suspensão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.

 

Equipado com modernas tecnologias de frenagem, o Aumark S 916 tem freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Antitravamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).

 

Aumark S 1217 A/B

 

O Aumark S 1217 A/B é um caminhão médio que oferece força, modernidade e agilidade para os serviços urbanos e interurbanos de entrega de carga. O veículo tem Peso Bruto Total (PBT) de 11.500 quilos, Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 14.000 quilos e capacidade máxima de carga útil de mais de 8.000 quilos.

 

É equipado com motor Cummins F3.8 com 170 cv e torque de 600 Nm, além de transmissão ZF/6S558 de seis marchas. Sua cabine apresenta design moderno e traz diversos itens de série, como volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 + bluetooth, janelas elétricas, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.

 

O Aumark S 1217 A/B tem largura máxima dianteira de 2.190 mm, altura de 2.335 mm, comprimento total é de 7.995 mm e a distância entre eixos de 4.500 mm. O comprimento da plataforma de carga pode chegar a 6.150 mm.

 

O sistema de suspensão do caminhão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.

 

O Aumark S 1217 A/B tem freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Antitravamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).

 

iBlue 6T

 

Um dos mais modernos veículos da Foton, o iBlue 6T é um caminhão semileve 100% elétrico que não emite poluentes. Com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv), o veículo tem Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 quilos e capacidade máxima de carga útil de 3.575 quilos. É equipado com baterias CATL de 81 kWh que acionam um motor silencioso.

 

Comprometida com a preservação do meio ambiente e com práticas sustentáveis, a Foton é hoje uma das principais fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo. A empresa empregou no iBlue 6T toda a tecnologia disponível para a criação de um caminhão ecologicamente correto e extremamente eficiente em operações de transporte e logística.

 

O iBlue possui comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 2.260 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.140 mm. Tem autonomia para rodar até 200 quilômetros e oferece baixos custos de operação. Entre seus itens de série, possui freio auxiliar, controle de assistência em subida, farol automático, farol de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme.

 

O iBlue 6T é equipado com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central. (Truck & Bus Builder América do Sul)