Ofensiva da Scania nos semipesados consagra o caminhão P 320 8×2

Frota & Cia

 

A possibilidade de substituir as composições bitrem de seis eixos e PBTC de 57 toneladas por caminhões com tração 8×2 criou um novo mercado no Brasil que, em pouco tempo, virou alvo disputa entre os fabricantes de veículos.

 

Somente em 2023 foram licenciados mais de 3.800 caminhões nessa versão, com destaque para a Scania P320 8×2 que somou 701 unidades, o equivalente a 18,4% do total do segmento. Não sem motivo, o representante da marca foi reconhecido com o Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024, de Frota&Cia, por ter alcançado o topo do pódio da categoria.

 

Economia de combustível

 

“Desde sua criação, o Prêmio Lótus é uma honraria de muita credibilidade para o mercado. Uma certificação que tem muito valor para a Scania e respeito dos clientes. O reconhecimento do produto mais emplacado mostra a força do nosso semipesado P 320 8×2, que vem fazendo bonito na nova linha P8/Euro 6. O modelo oferece até 2% de economia de combustível sobre a linha Euro 5. E foi um dos responsáveis pelo crescimento de vendas da Scania no segmento”, ressalta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

O executivo destaca que a Scania está colhendo os frutos do pioneirismo no segmento 8×2 de semipesados. E, também, pelo foco dado pela empresa a esse mercado, que saltou de 19 unidades licenciadas em 2022 para exatos 824 caminhões no ano passado, puxado pelo “Campeão de Vendas” premiado.

 

“Em termos de números, o modelo fechou o ano com uma considerável participação de mercado. E não sem motivo. O P 320 8×2 é muito versátil para o transporte em várias aplicações. Por isso, queremos reforçar nossa atuação nos segmentos de médias distâncias nas aplicações de carga geral, sider, baú e combustível. Para mostrar ao mercado que o modelo oferece um custo total de operação imbatível”, completa o diretor. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)