Mesmo na Europa, SUVs já são mais da metade dos carros vendidos

Motor 1/Automotive News Europe

 

O inevitável finalmente chegou. Todos sabem que os SUVs são populares, basta lembrar que o Hyundai Creta foi o carro mais vendido no varejo em 2023 no Brasil. O mesmo pode ser dito sobre a Europa, mas uma estatística ainda mais preocupante apareceu no Velho Continente em 2023. Os SUVs não eram simplesmente a categoria de veículo mais popular. Eles superaram as vendas de todas as outras categorias combinadas.

 

Vimos isso no ano passado, quando os números preliminares apontavam para o domínio total dos SUVs, mas uma contagem da Automotive News Europe mostra que o limite de 50% foi de fato ultrapassado em 2023. Especificamente, 51% das vendas de veículos novos foram para SUVs e crossovers, deixando sedãs, picapes, peruas e hatchbacks para preencher o restante. Trata-se de um aumento de 19% em relação ao ano anterior para o segmento, liderado pelo Tesla Model Y, que ganhou o título de veículo mais vendido do mundo para 2023. Para se ter uma ideia, somente as vendas do Model Y aumentaram 85% na região.

 

Isso não quer dizer que as ruas da Europa estão sendo invadidas por SUVs grandes. Onde antes os hatchbacks pequenos eram o rei, os SUVs pequenos agora ocupam esse espaço. A Automotive News Europe afirma que os veículos de transporte de pessoas pequenos e compactos são os mais populares, respondendo por 4,1 milhões de vendas. No entanto, os dados mostram que os SUVs premium tiveram o maior aumento ano a ano, subindo 31% para atingir 843.939 vendas. Com base nas estatísticas extremamente positivas que vimos das marcas de luxo no ano passado, isso faz sentido.

 

Embora a Tesla esteja obtendo um sucesso considerável com o Model Y, ele não é o veículo mais vendido nos EUA. Em termos cumulativos, os SUVs superam com folga as picapes por lá, mas as picapes ainda vendem bem. A Ford F-Series lidera a tabela dos EUA há décadas, e 2023 foi um bom ano, com 750.789 unidades vendidas, um aumento de 14,8%.

 

A Chevrolet Silverado ficou em segundo lugar, com 555.148 vendas, e a rival Ram ficou em terceiro, com 444.936 vendas de picapes. O utilitário esportivo mais popular dos Estados Unidos finalmente está em quarto lugar, mas não é o Tesla. Em vez disso, o Toyota RAV4 conquistou esse título, com 434.943 vendas, seguido pelo Tesla Model Y, com uma estimativa de 403.987 unidades vendidas. (Motor 1/Automotive News Europe/Christopher Smith, traduzido por Thiago Moreno)