Mercado argentino inicia 2024 com queda nas vendas

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Argentina iniciou o ano de 2024 com a venda de 974 veículos comerciais pesados, com queda de 35,2% em relação às 1.502 unidades comercializadas em janeiro do ano passado. De acordo com dados divulgados pela SIOMMA e Acara (Associação dos Concessionários de Automotores da República Argentina), o fator positivo é que, em relação a dezembro de 2023, apresentou crescimento de 55,8%, quando foram vendidas 625 unidades.

 

Na análise da entidade, o fator determinante para a queda nas vendas em janeiro foi a incerteza em torno dos preços dos veículos, pois o mercado esperou por mudança nos tributos internos, somente oficializados na fase final do mês. Esse atraso no anúncio, levou os clientes a esperarem até a segunda quinzena, sem a possibilidade para recuperação das vendas perdidas. A crise econômica que atualmente afeta a Argentina e também teve influência na queda no nível de comercialização.

 

A Mercedes-Benz iniciou o ano na liderança entre as marcas, superando a IVECO que, no ano passado, dominou o mercado argentino. No primeiro mês de 2024, a Mercedes-Benz vendeu quase o dobro da IVECO, com 485 unidades, contra apenas 258 da marca italiana. Em terceiro lugar ficou a Scania, com 72 veículos, seguida pela Volkswagen, com 47, e pela Agrale, com 45 unidades. Entre os modelos mais vendidos, a Mercedes-Benz ocupou oito das dez primeiras posições, com os caminhões Atego 1729 S (77 unidades), Accelo 815 (48 unidades), chassi de ônibus OF 1621 (43), chassi de ônibus O500 (41), Accelo 1016 (36), Atego 1721 (36), Atego 1729 (33), e Atego 1726 (28 unidades). A IVECO obteve o segundo e o oitavo lugares com, respectivamente, os caminhões 170 E (56 unidades) e STRALIS (36). (Truck & Bus Builder América do Sul)