Na Colômbia, caem as vendas de comercias em janeiro

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Colômbia vive um momento de transformação de sua atividade automotriz, com queda de vendas de todas as categorias de veículos comerciais pesados. Segundo a Andemos (Associação Nacional para a Mobilidade Sustentável), foram comercializados 652 caminhões, ônibus e micro-ônibus, com queda de 51,0% em relação às 1.331 unidades de janeiro do ano passado.

 

Oliverio García Basurto, presidente da Andemos, comentou que o mercado enfrentou grandes desafios em 2023 e todos esperam que, em 2024, seja encerrado esse ciclo de contração e início de uma fase de estabilidade económica e de crescimento no país. Na previsão do executivo, esse processo será possível na medida em que a inflação seja controlada e os juros bancários caiam, permitindo a recuperação da economia.

 

O segmento que mais caiu foi o de cavalos mecânicos, com retração de 72,0% e 152 unidades, contra 543 no mesmo mês de 2022. Os caminhões com PBT até 10,5 t e acima de 10,5 t também caíram, mas menos, com, respectivamente, 321 unidades (em relação às 473 anteriores – queda de 32,1%), e 122 veículos (contra 180 – queda de 32,2%).

 

Na categoria de ônibus, foram vendidas 35 unidades, com retração de 56,3% em relação às 80 de janeiro passado. Já os mini e micro-ônibus tiveram 57 licenciamentos contra 135 do ano anterior, e recuo de 57,8%. (Truck & Bus Builder América do Sul)