Motor 1
O início de 2024 tem sido marcado por um misto de reajustes de tabela e promoções com descontos no preço de alguns carros. Após a Citroën anunciar valores reduzidos para o C3 de entrada, tornando-o o carro mais barato do Brasil temporariamente, foi a vez de a Volkswagen repetir a estratégia com seu veículo mais barato.
Estamos falando do Polo Track, carro que passou por um aumento de preços em novembro. Agora, a VW está divulgando uma promoção válida para todo o território nacional até 31 de janeiro para seu hatch de entrada. Durante o período da ação, a versão mais em conta pode ser adquirida com R$ 5.000 de desconto direto no preço. Sendo assim, estará saindo por R$ 82.290, bem menos que os R$ 87.290 cobrados na tabela oficial do carro. A marca oferece ainda planos de financiamento com 60 parcelas.
No mais, o Polo Track segue equipado com quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas e ar-condicionado. As rodas são sempre de aço de 15 polegadas com calotas e calçadas com pneus 185/65. Itens como antena de teto, rádio Media Plus II, tomada USB tipo C e volante multifuncional passaram a ser série alguns meses após o lançamento do carro.
De opcional, o Polo Track oferece somente o pacote Interatividade Composition Touch. Ele troca o rádio com Bluetooth que vem de série com o hatch da VW por uma central multimídia com tela sensível ao toque de 6,5″ que tem conectividade via Android Auto e Apple Car Play com fios. Apesar da tela, a versão não tem sensor de estacionamento ou câmera de ré nem como opcionais.
Sob o capô, o conhecido motor 1.0 MPI flex de três cilindros (o mesmo que equipava o Gol e ainda aparece no Polo MPI reestilizado) desenvolve 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. O câmbio é exclusivamente manual de 5 marchas. Toda produção do Polo Track é concentrada na fábrica de Taubaté (SP). Já nas demais versões, o Polo é fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP). (Motor 1/Thiago Moreno)