GWM fecha 2023 com 70 concessionárias no Brasil e quer o dobro em 2024

Motor 1

 

O grupo GWM ainda não completou sequer um ano de presença oficial no Brasil, mas fechou o ano de 2023 com relativa cobertura comercial do mercado. Ao todo, as marcas representadas pela empresa no país já contam com 70 pontos de vendas e atuação em mais de 50 cidades em diversas regiões. Desse total, são 42 concessionárias completas (com showroom, espaço de vendas, peças e oficina) e 28 lojas em shopping centers.

 

A empresa explica que, inicialmente, a expectativa era fechar o ano com cerca de 50 lojas. No entanto, a demanda pelos modelos Haval H6 e Ora 03 foi tamanha que o previsão inicial foi ampliada em 40%. Para 2024, a meta é quase dobrar a cobertura e fechar o ano com pelo menos 133 revendas oficiais.

 

Toda as unidades da rede oferecem aos clientes o programa GWM Delivery, que atende gratuitamente qualquer endereço das 5.570 cidades do Brasil. Nesse sistema, o veículo é levado em um caminhão, acompanhado do motorista e de um embaixador da marca, que realiza a entrega técnica ao cliente. Há ainda opção de aquisição do modelo pela internet através do Mercado Livre, mediante depósito inicial de R$ 9.000 para garantir a pré-reserva.

 

Ainda no ano passado, a GWM iniciou em toda rede implantação de um sistema de Inteligência Artificial (IA) e digitalização da área de pós-venda. O objetivo é reduzir o tempo de espera, melhorar a experiência do cliente e agilizar o fluxo de trabalho. A estratégia acontece em parceria com a empresa NBS, que atua na gestão de concessionárias e negócios, e vai desde a fase de agendamento e recepção até a entrega do carro.

 

Em 2023, o grupo GWM vendeu no Brasil 11.479 veículos e ficou 18º lugar no ranking geral do mercado, à frente de nomes consagrados como Volvo, Audi e Mercedes-Benz. (Motor 1/Dyogo Fagundes)