Para estancar declínio, New City hatch e sedan ganham versões mais baratas

AutoIndústria

 

A Honda colocou no mercado, a partir deste mês, novas versões de entrada do New City e New City Hatch. Serão, naturalmente, as alternativas mais em conta para quem deseja ter uma automóvel da marca, que, além desses dois modelos lançados em 2021 e 2022, produz no Brasil apenas o SUV HR-V e comercializa também importados.

 

A linha 2024 do City Hatch tem agora as versões LX e EX, a primeira por R$ 113,6 mil, enquanto a EX custa a partir de R$ 120,1 mil. O modelo tinha apenas as versões superiores ELX e Touring, que saem por R$ 129,1 mil e R$ 138 mil, respectivamente. Assim, o desembolso para ter um hatch mais simples foi reduzido em R$ 15,5 mil.

 

A Honda acrescentou ao portfólio do sedan apenas uma quarta versão, a LX, cujo preço inicial é R$ 115,3 mil, R$ 6,4 mil a  menos do que a até então de entrada EX, que custa a partir de R$ 121,7 mil.

 

Para reduzir o preço de entrada dos dois modelos, a montadora suprimiu ou alterou alguns itens de acabamento, conforto e estilo. Saem, por exemplo, câmera de ré e controle de cruzeiro, disponíveis nas superiores. Foram mantidos seis airbags, assistente de partida em rampa e multimídia, dentre outros itens.

 

Motor e transmissão são os mesmos para toda a linha dos dois modelos: o 1.5 aspirado flex de 126 cv e a CVT que simula sete velocidades.

 

Versões e preços

 

New City Hatch

LX – R$ 113.600,00

EX – R$ 120.100,00

EXL – R$ 129.100,00

Touring – R$ 138.000,00

 

New City Sedan

LX – R$ 115.300,00

EX – R$ 121.700,00

EXL – R$ 131.200,00

Touring – R$ 140.500,00

 

Vendas em declínio

 

A oferta de versões de entrada mais baratas é uma clara tentativa da Honda de impulsionar as tímidas vendas do hatch e do sedã desde que chegaram às revendas há dois anos ou mais. No ano passado, o New City acumulou 11,8 mil licenciamentos. Já a configuração hatch teve resultado ainda pior, com somente 10,8 mil unidades vendidas.

 

A média mensal de cada modelo, assim, ficou abaixo de 1 mil unidades, enquanto as vendas do HR-V, SUV bem mais caro, alcançaram 48 mil registros no ano passado, ou 4 mil a cada mês.

 

Esse desempenho chama ainda mais atenção quando se sabe que em 2022 os dois modelos, ainda novatos nas ruas, venderam bem mais — 16,1 mil hatches e 22,1 mil sedans — e que seus segmentos cresceram significativamente de 2022 para 2023. O de hatches pequenos, onde se encaixa o City Hatch, avançou mais de 35%, enquanto o de sedans compactos, evoluiu mais de 15%. (AutoIndústria/George Guimarães)