Colômbia tem queda de 23,4% nas vendas de comerciais

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Colômbia encerrou 2023 com a venda de 32.511 veículos comerciais, com queda de 23,5% em relação às 42.488 unidades comercializadas em 2022. Segundo dados da Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável), foram 24.349 caminhões com PBT até 10,5 mil kg, com retração de 17,4% em relação às 29.484 unidades do ano anterior. O de caminhões pesados (acima de 10,5 toneladas) apresentou a maior queda, com 38,8% e 5.873 unidades sobre as 9.596 vendidas anteriormente. E o de ônibus e miniônibus caiu 32,8%, com 2.289 em comparação com os 3.408 veículos de 2022.

 

O mercado colombiano começou 2023 com crescimento, embalado pelo desempenho de 2022 e registrou elevação de 11,9% no primeiro trimestre, com 9.841 veículos, contra 8.794 do mesmo período do ano anterior. Desde abril, as vendas perderam força e em todos os meses o volume comercializado foi menor.

 

Entre as marcas, no segmento de veículos de carga com PBT de 10,5 toneladas, a Chevrolet, com 5.471 veículos, seguida pela Foton, com 3.470 unidades, e pela Ford, com 3.405 veículos. Nessa categoria, a única marca que cresceu foi a Ford, com evolução de 51,2% sobre as 2.252 unidades de 2022. Todas as demais empresas líderes apresentaram resultado negativo.

 

Em caminhões pesados, a liderança foi da Foton, com 1.524 unidades e queda de 31,6% em relação às 2.229 unidades comercializadas no ano anterior, seguida pela Kenworth, com 738 unidades (retração de 38,7% sobre as 1.193 de 2022), e pela Chevrolet, com 696 veículos e queda de 22,4% em relação às 897 unidades do período passado).

 

Em ônibus e miniônibus, a Chevrolet foi a líder, com 747 unidades e crescimento de 20,1% em relação aos 622 veículos comercializados em 2022. Em segundo lugar ficou a Mercedes-Benz, com 381 unidades e elevação de 15,1% em comparação com as 331 unidades do ano anterior, e a Renault em terceiro, com 350 unidades e elevação de 22,0% (287 veículos em 2022).

 

Apesar de o segmento de ônibus e miniônibus ter apresentado retração ao longo do ano, as três primeiras marcas cresceram. A queda ocorreu porque o fornecimento para o sistema de transporte massivo BRT não foi tão forte quando no ano anterior, o que também motivou a queda das marcas chinesas, com BYD.

 

Também a venda de veículos comerciais híbridos e elétricos caiu em 2023. Foram comercializadas 1.086 unidades, contra 1.727 do ano anterior. O segmento de caminhões com PBT até 10,5 toneladas foi o único que apresentou elevação, 47,6% acima do ano anterior, com 1.063 unidades contra 720 do período anterior. Apesar de ter um volume incipiente, o de caminhões pesados também cresceu 600%, com sete unidades contra apenas uma de 2022. Já ônibus teve a maior retração com apenas 16 unidades, contra as 1.006 vendidas anteriormente e queda de 98,4%. (Truck & Bus Builder América do Sul)