Mercedes-Benz anuncia novidades na área de vendas, marketing e peças & serviços

Transporte Moderno

 

Após dez anos de uma carreira de sucesso na Mercedes-Benz do Brasil, o vice-presidente de vendas e marketing Roberto Leoncini assumirá a posição de conselheiro dos negócios da companhia.

 

“Agradeço ao Roberto por suas excelentes contribuições à Empresa nos últimos anos. Com sua mentalidade centrada no cliente, ele nos ajudou a entender a jornada do cliente com a nossa marca, conhecendo e se preocupando com suas reais necessidades”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

 

Roberto Leoncini, 60 anos, é formado em engenharia mecânica e pós-graduado em Negócios pela Universidade de Irvine, na Califórnia. O executivo tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e formação para Conselho Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

 

Leoncini tem vasta experiência na área comercial de veículos comerciais. Iniciou sua carreira como representante distrital, passando para o atendimento a grandes frotistas, à posição de gerente, diretor de vendas e, na sequência, tornou-se responsável pela operação comercial da Scania no Brasil. Em junho de 2014, assumiu a vice-presidência de vendas e marketing da Mercedes-Benz e a posição de Head de vendas no Board da empresa na região.

 

Na Mercedes-Benz, nesta última década, teve importante papel para a introdução das famílias Actros e Arocs, de caminhões extrapesados, no mercado brasileiro, pelo lançamento do portfólio BlueTec 6 de caminhões e ônibus, bem como pelo desenvolvimento e constante aprimoramento de todo portfólio de serviços de veículos comerciais, incluindo os digitais.

 

Segundo a Mercedes-Benz, o executivo é um grande impulsionador da cultura de “Ouvir o Cliente em 1º lugar”, o que se traduz pelo sucesso do mantra “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, tanto dentro quanto fora da organização. Seu foco no cliente, aliás, estimula profissionais da empresa e dos mais de 360 pontos de atendimento da rede de concessionários a adotar estratégias que aliem produtos de alto desempenho à serviços de excelência que entreguem o máximo de valor para as operações dos clientes Brasil afora.

 

Além disso, Leoncini tem engajado fortemente os times da Mercedes-Benz a acelerar parcerias de inovação via startups – como exemplos, os mais de mil caminhões autônomos Mercedes-Benz desenvolvidos junto à Grunner para operação no agronegócio e os caminhões autônomos da marca, preparados em parceria com a Lume Robotics, que operam em ambiente controlado na fábrica da Ypê, fabricante de produtos de limpeza e de higiene.

 

Com as mudanças, Jefferson Ferrarez assumirá como vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões e será responsável também pelas vendas de caminhões para Overseas e pelo desenvolvimento da rede de concessionários. Walter Barbosa assumirá como vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus. Os executivos farão parte do Board da Mercedes-Benz do Brasil. (Transporte Moderno)