Volvo coloca dois carros no topo das vendas do ano e consolida estratégia eletrificada

Coisas de Agora

 

“O segmento premium no Brasil é eletrificado”, garante Marcelo Kronemberger, diretor Comercial Brasil da Volvo Cars América Latina. A afirmação não vem por acaso: a Volvo aparece no topo das vendas de SUVs do segmento Premium em 2023, colocando o híbrido XC60 na liderança e o 100% elétrico XC40 em segundo lugar.

 

Desde 2022 a Volvo não vende mais carros só à combustão no Brasil. “Na época torceram o nariz e muitos desacreditaram. Mas cada vez mais provamos que nossa estratégia de eletrificar todo nosso portfólio é vencedora! Os números do primeiro trimestre mostram que o Brasil está preparado para eletrificação”, ressalta Kronemberger.

 

O XC60 (imagem de abertura) é o líder disparado entre os SUVs do segmento Premium, vendendo 1.316 unidades em 2023, o que representa 11,6% de participação no segmento Premium. “Só o XC60 vende mais que todas as vendas de uma outra grande marca premium no Brasil”, afirma.

 

O XC40 é o elétrico mais vendido do Brasil com 493 unidades no acumulado do ano e 24,4% de participação entre todos os modelos do mercado. Só no segmento Premium, são 43,3% de participação.

 

A Volvo se mantém na vice-liderança do segmento Premium com 19,5% de participação. Entre os modelos eletrificados, a marca sueca fica na liderança isolada, dominando quase 50% do mercado em 2023.

 

Entre os elétricos, a Volvo é líder absoluta em vendas com o XC40 entre todas as marcas presentes Brasil, com quase o dobro das vendas do segundo colocado.

 

Para o sucesso da venda de modelos eletrificados, a Volvo tem um ambicioso plano de instalação de carregadores em todo o Brasil. Recentemente a marca anunciou mais 15 eletropostos ultrarrápidos em estradas, totalizando 28 pontos e quase 10.000 km de rodovias cobertas.

 

“É um dos maiores investimentos que uma marca faz em infraestrutura de eletrificação no Brasil”, garante Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Cars América Latina e de Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil. “Estamos expandindo e colocando mais opções para os proprietários de carros elétricos fazerem viagens intermunicipais e até mesmo interestaduais. O que antes era um grande gargalo para os proprietários de carros elétricos, a Volvo está transformando em solução”, reforça.

 

Com isso, a marca chega a mais seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro, além de São Paulo. Todos os carregadores, tanto os que já estão instalados, como os novos, tem monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. A central é capaz de acompanhar cada carregamento e até reiniciar o equipamento à distância, garantindo que os clientes tenham a tranquilidade de chegar e conseguir carregar seus veículos.

 

“Somente na segunda fase estamos estimando um investimento de R$ 12 milhões”, garante Godoy. A previsão de conclusão da segunda fase é até fevereiro de 2024.

 

Para todo o ano de 2022, o Volvo Car Group registrou um lucro operacional de 22,3 bilhões de coroas suecas. A receita em 2022 foi de 330,1 bilhões de coroas suecas, enquanto as vendas globais atingiram 615.121 carros.

 

Volvo Cars

 

No Brasil, a marca teve em 2022 toda sua linha de produtos premiada por importantes veículos de comunicação como Auto Esporte, Quatro Rodas, Estadão, Exame, entre outros. Além do sucesso de seus produtos com a imprensa, no mesmo ano, as vendas garantiram a liderança no segmento de elétricos e híbridos plug-in com 28,7% de participação de mercado. O XC40 Recharge Pure Electric foi o veículo elétrico mais vendido do ano no Brasil. A Volvo é a empresa que mais investe em eletrificação e encerrou 2022 com mais de 1.000 eletropostos AC instalados em todo país, além de 7 pontos de carga ultrarrápida, cobrindo aproximadamente 3.000 km de rodovias e ligando o Estado de São Paulo ao Paraná e a Minas Gerais. (Coisas de Agora)