Nissan Argentina começa a exportar para o Chile

Motor Mais

 

A Nissan Argentina iniciou as exportações para o Chile, em linha com seu compromisso anunciado há um ano. Mais de 50 caminhões cruzarão a Cordilheira dos Andes transportando 300 picapes Nissan Frontier, que no mercado chileno é comercializada com o nome de Navara, formando o primeiro lote de caminhonetes produzidas na Fábrica Santa Isabel com destino ao Chile.

 

“No modelo de negócios da Nissan, a exportação e a abertura de novos mercados desempenha um papel fundamental na ambição de fazer parte do top 3 entre as marcas da região. Começamos a exportar para a Colômbia há algumas semanas e hoje estamos anunciando o envio do primeiro lote para o Chile; cada uma destas conquistas nos permite continuar fazendo história na América do Sul”, disse Guy Rodríguez, Presidente e Diretor Geral da Nissan América do Sul.

 

Assim como o modelo que já começou a ser exportado para a Colômbia, a Nissan Frontier é produzida segundo a norma de emissões Euro 6. Com a incorporação deste tipo de motorização, a Nissan produz veículos que emitem menos de gases de escape e partículas contaminantes. Esta estratégia faz parte dos compromissos assumidos mundialmente pela montadora japonesa por meio de seu plano de ação para o clima chamado de Green Program 2022.

 

A história da Nissan Argentina como montadora e exportadora de automóveis começou em 2015, com o anúncio de um investimento de US$ 600 milhões para produzir a picape na província de Córdoba. Em 2018, e fiel à promessa feita, iniciou a produção destinada ao mercado local e de exportação para o Brasil.

 

Em 2020, foram anunciados novos investimentos de US$ 130 milhões como complemento ao aporte inicial, para continuar renovando a oferta de produtos e ampliar a integração de fornecedores locais.

 

No início de 2022, foi anunciada a abertura das exportações para a Colômbia e Chile, segundo a normativa de emissões Euro 6. Para abastecer a crescente demanda, foi implementado um segundo turno de produção na Fábrica Santa Isabel, permitindo que a Nissan Argentina duplique sua produção anual.

 

Finalmente, em janeiro de 2023, foram iniciadas as exportações para a Colômbia. (Motor Mais)