México terá primeira fábrica da Tesla na América Latina

AutoIndústria

 

Depois de criar operações produtivas na Europa e Ásia, a norte-americana abrirá mais uma frente para a expansão de sua presença mundial.  Nesta terça-feira, 28,  Manuel López Obrador, presidente do México, confirmou Monterrey como  a cidade que abrigará a primeira fábrica da montadora de veículos elétricos na América Latina.

 

A Tesla, empresa do no mínimo polêmico empresário Elon Musk, pretende chegar a 2030 com produção global perto de 20 milhões de automóveis anuais. Para efeito de comparação: a Toyota, atual maior fabricante mundial, produziu mais de 10 milhões de automóveis e comerciais leves no ano passado.

 

Hoje a Tesla tem quatro plantas espalhadas pelos Estados Unidos, além das unidades na Alemanha e na China, que ultrapassou 1 milhão de unidades fabricadas no ano passado, um terço que a Tesla acumula em sua história.

 

Em 2022, a produção somada da empresa de Musk ficou na casa de 1,3 milhão de veículos. Ou seja: para chegar aos 20 milhões de unidades anuais em apenas mais sete anos, muito mais fábricas devem ser anunciados no curto prazo.

 

Capacidade, produtos que dela sairão e cronograma de construção da futura fábrica mexicana devem ser revelados ainda nesta quarta-feira pela própria Tesla. Segundo Obrador, porém, a planta “será um investimento considerável”.

 

Em entrevista coletiva, Obrador assegurou que a Tesla assumiu série de compromissos para resolver o problema de escassez de água na região de Monterrey, uma grande preocupação do governo mexicano. Dentre elas, seria a utilização de água de reuso na fabricação de veículos.

 

“Existe um primeiro compromisso, que é o uso de água reciclada e de tratamento em todo o processo de fabricação dos carros elétricos, até na pintura dos carros”, disse o presidente mexicano, que condicionara o projeto a uma solução que não representasse maiores riscos ao deficitário abastecimento de água na região. (AutoIndústria)