Risotolândia investe mais de 1 milhão em caminhões elétricos

Frota & Cia

 

A Risotolândia é a empresa responsável pelo transporte e logística dos alimentos produzidos pela Campodoro. Com mais de 550 mil refeições produzidas todos os dias – em sete estados do país – o Grupo vive uma fase voltada à inovação e ampliação de serviços.

 

Por isso, a marca fechou a compra de dois caminhões baú (com capacidade para até 3.5 toneladas de carga seca) 100% elétricos da JAC Motors.

 

Os novos veículos da empresa têm autonomia de 250 km ao dia, levam de 8 a 12 horas para serem completamente recarregados na tomada e ideais para uso urbano. Enquanto um caminhão a diesel emite 30 toneladas de CO2 ao ano, os novos caminhões da frota do Grupo emitem zero.

 

“Foram 4 meses entre negociações, testes e troca de experiências com outras empresas para avaliar a viabilidade. Fizemos um importante benchmarking e, sabendo que as práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa) são importantes aliadas nas operações logísticas, apostamos neste importante investimento que, muito além das questões de sustentabilidade, vem quebrar paradigmas ao atender o mercado público com veículos totalmente elétricos”, explica Edilson Borges – gerente de facilities do Grupo Risotolândia.

 

Investimento com retorno esperado

 

A Risotolândia, com matriz em Araucária (PR), desembolsou mais de 1 milhão de reais para comprar os dois caminhões. O retorno do investimento está projetado para 14 meses.

 

“Se compararmos o custo do combustível fóssil (diesel comum) com o custo da energia, temos uma redução de 80%. Esta aquisição terá um excelente custo-benefício para nossa organização, sendo uma importante aliada nas operações logísticas não só pela neutralidade de carbono, economia e qualidade de vida dos motoristas, por ser um veículo isento de ruídos, mas também pelo exemplo às crianças, que são o nosso futuro, e para que outras empresas e governos também adotem frotas eletrificadas”, acrescenta o gerente de facilities.

 

Diariamente são mais de 120 rotas atendidas apenas para abastecer as escolas da rede pública de ensino de Curitiba, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, na RMC.

 

“A partir de agora vamos monitorar e analisar os novos veículos para quem sabe projetar a ampliação da frota de caminhões movidos à bateria. Estamos contentes com este importante passo que faz parte de um movimento mundial para reduzir impactos ambientais e melhorar a mobilidade urbana”, acrescenta. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)