Nova Kombi elétrica tem 26 mil pedidos antes do início da produção

Jornal do Carro

 

A Kombi elétrica não deve chegar ao Brasil antes de 2024. Entretanto, já é um sucesso na Europa. O modelo, batizado de ID.Buzz, está em pré-venda desde maio de 2022, quando foi apresentado. De acordo com a Volkswagen, até dezembro, a nova geração da van tinha mais de 26 mil pedidos. Além disso, 10 mil vão chegar às concessionárias em breve. Dessa forma, o carro superou todas as expectativas da fabricante alemã.

 

”Estamos muito felizes com o lançamento da nossa primeira Kombi totalmente elétrica. Agora, nossa tarefa é aumentar ainda mais a produção e entregar os veículos aos nossos clientes e fãs (…) Nos últimos meses, já conseguimos fazer isso e, desde setembro, aumentamos significativamente as entregas”, disse o membro do Conselho de Administração da VWCV para Vendas e Marketing, Lars Krause.

 

Para a VW, o alcance de vendas da ID.Buzz representa bons resultados em relação a transição para a mobilidade elétrica. De acordo com a montadora, somente no ano passado a marca emplacou 330 mil carros movidos a baterias no mundo. Ou seja, representa um crescimento de 23,6% em relação ao ano de 2021. Com base nisso, a fabricante alemã prevê atingir a marca de 55% de veículos elétricos vendidos até o início da próxima década.

 

Em setembro do ano passado, a Volkswagen expôs a ID.Buzz durante o festival de música Rock in Rio. Naquela época, por exemplo, não havia nenhuma previsão de estreia do utilitário por aqui. Entretanto, a Kombi elétrica segue em testes nas estradas brasileiras. Com isso, além de avaliações dinâmicas feitas pelo time de engenharia, a empresa avalia o interesse do público pelo modelo.

 

Com ação no festival, o intuito era preparar o lançamento da linha de elétricos ID no Brasil. Até agora, só o hatch ID.3 e o SUV ID.4 foram devidamente apresentados pela marca. O ID.4, inclusive, é o carro elétrico mais vendido do mundo da Volkswagen. Em 2022, emplacou 170 mil unidades. Este estava previsto para estrear no ano passado no mercado brasileiro. Entretanto, não aconteceu. Agora, a expectativa é de que a estreia aconteça ainda nesse ano.

 

Características da nova Kombi

 

Já com todo o primeiro lote (10 mil unidades) esgotado na Europa, a VW ID.Buzz conta com motor elétrico de 204 cv, bem como torque máximo de 31,6 mkgf. A tração é traseira e a velocidade máxima fica em 145 km/h (limitada eletronicamente).

 

Ademais, a releitura da Kombi tem baterias de 77 kWh – capazes de recarregar em estações de até 170 kW. Trocando em miúdos, recarrega entre 5% e 80% em apenas 30 minutos. Com carga completa, alcança até 425 km. No portfólio, a ID.Buzz tem ainda a versão Cargo, que usa o mesmo conjunto elétrico, mas é um furgão com autonomia de 423 km. (Jornal do Carro/Jady Peroni)