Frota & Cia
As vendas totais de pneus em novembro de 2022 registraram queda de 1,2% em relação a outubro. É o que aponta levantamento setorial mensal realizado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). O recuo é explicado principalmente pela redução de 5,1% nas vendas totais de pneus para montadoras.
“Essa queda nas vendas totais de novembro reflete a perspectiva negativa para o fechamento do ano no setor de pneumáticos. Um dos principais fatores da redução ainda é o impacto da alíquota zero para importação de pneus de carga, que desde janeiro de 2021 vem causando um desequilíbrio no mercado”, analisa Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.
De acordo com a associação, a segunda maior retração ficou com os pneus de carga, que registraram quedas de 6,5% nas vendas para reposição e 2,9% nas vendas para montadoras, resultando no recuo total de 5,3%.
Na comparação entre novembro de 2022 e o mesmo mês dos dois anos anteriores, os pneus de carga aparecem novamente como destaque negativo, com quedas de 19,5% ante novembro de 2020 e 9,5% em relação a novembro de 2021.
Nas vendas totais no acumulado do ano, houve um pequeno crescimento de 0,3% em novembro quando comparado ao mesmo período de 2021, resultado positivo obtido graças a alta de 2,6% nas vendas totais para passeio e 6,1% em comercial leve, que apresentam modesta recuperação. Os pneus para motocicletas, no entanto, registraram recuo de 4,8% nas vendas de janeiro a novembro de 2022.
Embora o total anual siga com uma leve alta registrada, o setor pneumático não projeta uma perspectiva de melhora em dezembro. A ANIP não acredita que as vendas totais de pneus encerrem o ano em crescimento. (Frota & Cia/Rosa M. Symansk)