Renault Trucks vende 100 caminhões elétricos para a XPO Logistics

Blog do Caminhoneiro

 

A frota da XPO Logistics na França vai contar com o reforço de 100 caminhões totalmente elétricos produzidos pela Renault. A transportadora realizou testes com um Renault Trucks E-Tech D de 16 toneladas por mais de um ano antes de decidir pela compra.

 

Os novos caminhões serão entregues a partir de agora até o final de 2024, em versões de 16 e 18 toneladas. Eles ficarão em 28 centros de distribuição pela França, transportando mercadorias paletizadas.

 

Até 2030, mais de 25% da frota da XPO deverá ser de veículos elétricos, reduzindo as emissões de poluentes em mais de 26 mil toneladas todos os anos.

 

O Renault Trucks E-Tech D tem capacidade de carga de 18 a 21 paletes e são equipados com motor de 185 kW de potência (251 cv). A autonomia é de até 250 km com uma única carga, e cada caminhão reduz as emissões de CO2 em cerca de 45,7 toneladas por ano, em comparação com caminhões movidos a diesel.

 

“Tivemos uma experiência positiva ao testar o primeiro caminhão elétrico da Renault Trucks para entregas em áreas urbanas. Nosso novo pedido de 100 caminhões totalmente elétricos é um acordo sem precedentes para a XPO e para a Renault na França. Também fizemos um grande investimento para equipar nossas instalações com mais de 80 pontos de carregamento elétrico. Esses compromissos ilustram nossa determinação em avançar para um transporte rodoviário mais sustentável e apoiar nossos clientes o máximo possível na descarbonização de suas atividades na cadeia de suprimentos”, disse Bruno Kloeckner, diretor geral da XPO Logistics na França.

 

“Estamos muito satisfeitos em contribuir para a transição energética da XPO, atendendo ao maior pedido de caminhões elétricos da Renault Trucks na França. Nosso relacionamento com a XPO foi construído com base na confiança ao longo de muitos anos e é um dos principais fatores que levaram a este acordo histórico. A Renault Trucks é líder em sustentabilidade no mercado francês e, como tal, temos o dever de liderar o caminho para o transporte sustentável”, completou Christophe Martin, diretor administrativo da Renault Trucks France. (Blog do Caminhoneiro)