Stellantis assina contrato com a Element 25 para baterias de veículos elétricos

Motor Mais

 

A Stellantis N.V. e a Element 25 Limited anunciaram hoje a assinatura de um contrato vinculativo para fornecimento de de sulfato de manganês monohidratado de alta pureza e grau de bateria para a Stellantis, para uso em baterias de veículos elétricos. O acordo de cinco anos prevê o início do fornecimento a partir de 2026, com volume total de 45 quilotons, com opção para estender o prazo de fornecimento e volumes.

 

A Element 25 extrairá a matéria-prima de seu projeto Butcherbird, na Austrália Ocidental, e planeja construir uma instalação de processamento nos Estados Unidos. A Stellantis fará um investimento de capital na Element 25.

 

“Nosso compromisso com um futuro de zero carbono abrange a criação de uma cadeia de suprimentos inteligente para garantir que atendamos ao desejo de nossos clientes por EVs”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Veículos elétricos que ofereçam uma experiência inovadora ao cliente em propulsão, conectividade e conveniência são essenciais para o nosso plano Dare Forward 2030, que projeta mobilidade segura, limpa e acessível”.

 

O acordo com a Element 25 reforça a estratégia de eletrificação da Stellantis, que inclui a garantia de suprimentos substanciais de matérias-primas para a produção de veículos elétricos a bateria (BEV). O manganês é um elemento estabilizador chave no cátodo das baterias EV.

 

Como parte de seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos de atingir 100% de BEV no mix de vendas de carros de passeio na Europa e 50% de BEV no mix de vendas de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030. A Stellantis será a indústria campeã na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutra até 2038, com redução de 50% já em 2030.

 

A Stellantis planeja investir mais de € 30 bilhões até 2025 em eletrificação e desenvolvimento de software, com o objetivo de continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria em relação ao total de Capex e gastos em P&D em relação às receitas.

 

“O apoio da Stellantis ao projeto de sulfato de manganês de alta pureza da Element 25 é um endosso fantástico de uma das maiores empresas automotivas do mundo e valida nossos planos de nos tornarmos um fornecedor globalmente significativo de longo prazo de materiais de bateria para atender à crescente demanda global”, disse o diretor da Element 25, Justin Brown. “Estamos totalmente alinhados com as metas de descarbonização e eletrificação da Stellantis, que representam algumas das mais ambiciosas do setor e nos comprometemos a atingir as metas acordadas de emissão líquida zero de carbono sob este acordo”.

 

O desempenho das partes no termo de compromisso vinculativo está condicionado à conclusão satisfatória da devida diligência técnica e a um estudo de viabilidade. (Motor Mais)