Forças Armadas da Bélgica recebem os primeiros caminhões militares DAF

Blog do Caminhoneiro

 

As Forças Armadas da Bélgica estão recebendo os primeiros caminhões militares DAF CF adquiridos em uma grande licitação feita há alguns meses. No total, serão fornecidos 879 caminhões, sendo modelos fora de estrada com cabine convencional e outros com cabine totalmente blindada.

 

O pedido das Forças Armadas belgas é de 636 caminhões de 2 eixos com tração 4×4 para fins de transporte geral e 243 caminhões de 4 eixos com tração 8×8, usados para aplicações específicas, como basculamento, transporte de contêineres e tarefas onde são necessários guindastes.

 

Quase metade do total é equipada com cabines blindadas, que garantem alto nível de proteção aos ocupantes durante as operações militares.

 

A entrega das primeiras 150 viaturas ao Exército Belga, que serão incorporados à Brigada Motorizada e ao Regimento de Operações Especiais, e também à Unidade Médica das Forças Armadas Belgas foram iniciadas agora. O restante dos caminhões vai sendo entregue até o final de 2025.

 

Para a construção dos caminhões, a DAF buscou a empresa tcheca Tatra Truck, garantindo o melhor desempenho fora de estrada, graças ao design de chassi exclusivo com um sistema de tração em todas às rodas e um subchassi tubular por onde passa o sistema de transmissão. Todas as rodas tem suspensão independente.

 

Os caminhões são movidos por motores PACCAR MX-11 (4×4) de 10,8 litros ou PACCAR MX-13 (8×8) de 12,9 litros, com potências de 410 cv e 460 cv, respectivamente.

 

Pegando no pé da Scania, a DAF destacou na nota que os caminhões CF nunca ultrapassam os 4 metros de altura, mesmo transportando contêineres de 20 pés.

 

Há algum tempo, caminhões militares Scania Gryphus ficaram com 4,02 metros no transporte de contêineres de 20 pés com 2,4 metros de altura, o que acabou impossibilitando que rodassem em vias públicas da Holanda, que adquiriu um grande lote desses caminhões.

 

Esses caminhões Scania são, em sua maioria, modelos 8×4 e 8×8, com cabine R, motores de 500 cavalos de potência, suspensão elevada e contam com uma ampla variedade de configurações. (Blog do Caminhoneiro)