Tesla entrega seu primeiro caminhão elétrico

Frota & Cia

 

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, entregou na última quinta-feira (1) o primeiro caminhão pesado da empresa, o Semi, à PepsiCo, mas não ofereceu previsões atualizadas sobre qual será seu preço, planos para a fabricação ou sua capacidade de transporte de carga.

 

Musk, que apareceu no palco em evento na fábrica da Tesla no Estado norte-americano de Nevada, disse que o caminhão movido a bateria reduzirá as emissões de poluentes, e pode superar os modelos existentes a diesel em força e segurança.

 

A Tesla também não divulgou o peso de um Semi descarregado, uma especificação fundamental que os analistas esperavam obter e uma consideração importante para a eficiência dos caminhões elétricos.

 

Em 2017, a Tesla havia dito que a versão com autonomia de 482 quilômetros do Semi custaria 150 mil dólares, e a versão de 804 quilômetros, 180 mil dólares. Porém, os preços dos veículos elétricos de passageiros da fabricante aumentaram acentuadamente desde então. Robyn Denholm, presidente da Tesla, disse recentemente que a montadora pode produzir 100 Semis em 2022.

 

Musk afirmou que a Tesla pretende produzir 50 mil desses caminhões em 2024.

 

Especificações e autonomia

 

O Semi usa três motores elétricos desenvolvidos para a versão de desempenho do Model S, da Tesla, com apenas um deles em velocidade de rodovia e dois de reserva para quando o caminhão precisa acelerar, um recurso que torna-o mais eficiente em termos de energia, disse Musk.

 

“Essa coisa tem uma força absurda em relação a um caminhão a diesel”, disse Musk. “Basicamente, é como um elefante se movendo como um guepardo.”

 

Com um supercharger, a bateria maior deve ser carregada tanto em 30 minutos que a carga permita 50% do alcance (400 quilômetros). Segundo a Tesla, o caminhão deve consumir cerca de 2 KWh por a cada 1,6 quilômetro percorrido, quando totalmente carregado (em peso), o que significaria um consumo de 125 kWh por 100 km. Para o alcance prometido, o conteúdo de energia da bateria deveria estar em torno de 1.000 kWh.

 

Durante o evento de entrega das primeiras unidades, a Tesla informou que os caminhões a diesel são 20% mais caros por quilômetro em operação; Com o camião elétrico, os transportadores poderiam poupar 200.000 dólares (R$ 105 mil) por ano. E que o caminhão Semi pode percorrer 1,6 milhão de quilômetros sem avarias. Mesmo sem dois motores, o caminhão articulado ainda pode vencer um caminhão a diesel. E os freios funcionariam praticamente sem desgaste, já que a desaceleração é feita em grande parte por recuperação. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)