BYD, marca chinesa de veículos elétricos e baterias, vai produzir no Brasil

Jornal do Carro

 

A chinesa BYD assinou um acordo com o governo da Bahia para produzir veículos elétricos no Estado. Será no complexo de Camaçari, que era da Ford, onde a montadora norte-americana fabricava a linha Ka (hatch e sedã) e o SUV compacto EcoSport. O anúncio oficial será no dia 13 de dezembro.

 

Os três modelos da Ford que eram feitos na Bahia saíram de linha logo no início de 2021, quando a marca fechou a unidade e anunciou o fim da produção de veículos no País. Desde então, o governo baiano vem tratando das negociações da venda da fábrica, como medida prioritária para a preservação de empregos e do desenvolvimento da região do polo industrial, que tinha a norte-americana como principal empregadora.

 

Pois quase dois anos depois, a BYD vai assumir as instalações a partir de 2023. E a marca chinesa pretende ser a primeira fabricante a produzir veículos elétricos e baterias no País. Quem confirmou a assinatura do acordo foi o governador da Bahia, Rui Costa, ao site Bahia Notícias.

 

“Em dezembro estamos programados. No dia 13, haverá uma solenidade onde a BYD fará anúncio formal, inclusive a concessionária na Bahia”, anunciou Rui Costa. “Eles vão apresentar o cronograma de negócio. Estamos definindo se lá (em Camaçari) ou em Salvador”, concluiu.

 

Com outros negócios no País desde 2014, a BYD já tem uma unidade industrial de chassis de ônibus elétricos e painéis solares em Campinas (SP). Já em Manaus (AM), a chinesa produz baterias de lítio-fosfato de ferro. Com a fábrica em Camaçari (BA), no entanto, o plano é se estabelecer no País como fabricante de carros, tal como as rivais Chery (com representação do Grupo Caoa) e Great Wall Motor. Para tanto, pode produzir também híbridos plug-in.

 

É o caso, por exemplo, do SUV médio Song Plus, que acaba de chegar ao Brasil. De acordo com informações preliminares, as obras para adaptar a fábrica terão início em junho de 2023. Assim, as linhas de montagem, que também poderão montar ônibus e caminhões, devem começar a operar somente no fim de 2024. Por ora, a BYD vende no Brasil somente modelos importados da China. Além do Song Plus, tem os elétricos Tan, Han, D1 e Yuan EV.

 

No fim de outubro, tal como publicamos no Jornal do Carro, a BYD assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia. Na ocasião, comprometeu-se a investir R$ 3 bilhões na unidade para a instalação de três novas linhas de montagem. Por enquanto, não se sabe que modelos a marca vai produzir no País.

 

Entre os elétricos, o mais cotado é o SUV Yuan EV. O modelo está em pré-venda pelo preço de R$ 269.990 e tem motor de 204 cv. Outro candidato é o hatch elétrico D1 EV, que tem o mesmo preço, parece uma minivan e mira os motoristas de aplicativo. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)