FENATRAN revela novos caminhões e tecnologias para 2023

Coisas de Agora

 

Dessa vez resolvi atrasar um pouco a publicação da coluna relativa ao dia 10 de novembro, mas por um motivo justo, só para fazer um resumo das principais novidades da 23ª edição da FENATRAN, a maior feira de transporte e logística da América Latina, que aconteceu em São Paulo no início desse mês de novembro.

 

O evento contou com a participação de mais de 500 marcas, entre montadoras e empresas do segmento de logística, além de grande presença de visitantes.

 

Entre os caminhões e novidades apresentadas que vão movimentar nosso mercado a partir de 2023 temos o Volvo FM elétrico. Caminhão pesado 100% elétrico, com zero emissões, para uso na distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. O modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações e representa o próximo passo da marca em direção a um futuro mais sustentável, colocando no radar a possibilidade de fabricação desse caminhão no Paraná.

 

A Volvo também mostrou a nova linha de caminhões Euro 6/Proconve P8, com significativa redução na emissão de poluentes. As novas versões do Volvo FH, FM e FMX, além de mais sustentáveis, têm um consumo de combustível até 8% menor quando comparados com a versão anterior.

 

Já os modelos VM, VMX e VMX Max contam com um novo motor de 8 litros projetado e produzido pela própria Volvo, e com uma nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração – a mesma do FH. A linha VM apresenta uma redução de até 10% de consumo de diesel.

 

A Scania anunciou os lançamentos que farão parte de sua linha 2023 de caminhões. Para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8, a montadora terá duas novas famílias de motores. Uma chamada de otimizada de propulsores P8, e a gama Super, com novo e exclusivo trem de força, o mais eficiente e econômico já desenvolvido pela fabricante. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018.

 

O ‘Super’, como foi batizado o novo trem de força lançado pela montadora na Europa em novembro de 2021, já é reconhecido como o mais eficiente e econômico da categoria.

 

As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023. A marca também estreia o novo freio de liberação de compressão CRB e novas tecnologias do sistema ADAS 2.0. Com isso, a Scania oferece no Brasil o maior pacote de segurança de sua história.

 

A DAF Caminhões apresentou sua nova linha de caminhões com motorização Euro 6 e seu amplo portfólio de serviços. Entre as novidades, estão os novos motores MX-11 e MX-13 que tornam os novos caminhões DAF CF e XF 2023 mais econômicos e menos poluentes. Já o DAF CF Semipesado Rígido estreia novo motor PACCAR PX-7 Euro 6 no Brasil.

 

Também teve novidade elétrica no estande da DAF com o LF 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros.

 

A Iveco lança o novo S-Way, que oferece tecnologia e performance de última geração, além de até 15% de economia de combustível. A empresa mostrou ainda a linha Tector com a motorização Euro VI em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas.

 

Outra novidade da marca que atende a uma crescente demanda do setor de transporte urbano de cargas é o Daily Hi-Matic – primeiro veículo do segmento com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades de última geração assegura baixo consumo de combustível e conforto extra ao motorista, já que elimina a necessidade de troca de marchas.

 

A Iveco destacou que aposta na combinação das várias tecnologias disponíveis como a melhor forma para atingir um transporte sustentável que pode suprir de forma plena as necessidades das operações de cargas, com isso realizou o lançamento no Programa Brasil Natural Power.

 

A Iveco é o único fabricante de veículos comerciais rápidos e pesados que oferece uma gama completa de GNC. A linha de veículos Iveco CNG na Europa já atingiu 10 mil vendas, principalmente utilizadas para transporte urbano.

 

O S-Way NG é a versão do novo extrapesado da marca movido a gás natural, comprimido ou biometano. O veículo traz motorização de 460 cv, a mais potente do mercado, com capacidade total de 960 litros (240 m³), proporcionando a maior autonomia dentre os modelos movidos a gás natural comprimido no país.

 

Outro integrante da família NG é o Tector, que também ganha modelo movido a gás natural. A versão de 16 toneladas se torna o primeiro veículo da categoria a ser comercializado com propulsão alternativa. Esses caminhões quando abastecidos com biometano, por exemplo, podem reduzir em até 95% a emissão de CO².

 

O grande destaque da Mercedes-Benz foi o lançamento da nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs com motores BlueTec 6 compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6.

 

A automação foi um momento muito especial na apresentação da Mercedes-Benz, quando o primeiro caminhão de Nível 4 (SAE) de automação no Brasil, o Atego 1730 100% Autônomo entrou no palco, literalmente, sozinho.

 

Outra boa novidade é o extrapesado eActros elétrico trazido diretamente da Alemanha; o Actros 2651 “Estrelas Delas”, caminhão rosa do Movimento “A Voz Delas”.

 

A abordagem Multi-Energy para a propulsão sustentável do futuro foi apresentada pela FPT Industrial através do caminho global que está trilhando para reduzir o impacto ambiental do transporte em todos os segmentos e aplicações.

 

Das aplicações leves às pesadas, a FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão interna, com a ampliação da linha e tecnologias como a nova geração eletrônica do Euro VI.

 

Essa linha de ação implica uma abordagem focada e sustentável, onde a liderança e o conhecimento da FPT Industrial é também disponibilizada em soluções a gás natural ou biometano para aplicações veiculares que impulsionam a transferência de tecnologia para atingir a meta net zero de carbono até 2040.

 

A Ford anunciou três novas versões da Transit que chegam para ampliar a linha em 2023: a Automática, a Chassi e a E-Transit elétrica. A Transit Automática possui transmissão com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, além de tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria. Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou no evento o anúncio da venda dos primeiros 20 veículos autônomos da montadora e também a revelação de seu modelo conceito VW Meteor Optimus, que tem potencial para economizar até 8% de combustível.

 

A isso se soma o lançamento oficial dos mais de 30 modelos de caminhões da montadora que vão chegar ao mercado em 2023, com um investimento de mais de R$ 1 bilhão em seu desenvolvimento.

 

A maior desenvolvedora e fornecedora de tecnologias para a indústria de veículos comerciais do mundo, a ZF, chegou pela primeira vez na FENATRAN apresentando seus avanços tecnológicos para caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

 

O resultado desse trabalho pode ser finalizado com o volume total de negócios da ordem de R$ 9,5 bilhões. O resultado é superior em R$ 1 bilhão ao da última edição da feira, de 2019.

 

A área de exposição deste ano chegou a ser ampliada em 20%, totalizando 100 mil m2, que foi completamente ocupada pelos estandes dos expositores cinco meses antes da abertura dos portões, sinalizando a grande expectativa e interesse das empresas.

 

O número de visitantes chegou a 66 mil pessoas, também superior ao público da última edição, de 65 mil. Desse total, a RX, organizadora da feira, aponta que 20% é o índice dos profissionais que retornaram pelo menos uma vez durante a semana para acompanhar melhor as novidades e fechar novos negócios.

 

A próxima edição da FENATRAN já tem data marcada para o período de 04 a 08 de novembro de 2024 no São Paulo Expo. (Coisas de Agora/Tarcisio Dias, profissional e técnico em Mecânica, Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista)