Arquivos da Categoria: Artigo

Governos tentam equilíbrio entre incentivo e manutenção de montadoras

UOL Carros   O programa “IncentivAuto” do Governo de São Paulo para estimular a produção de veículos no Estado pode parecer que se trata de uma guerra fiscal, mas não é. Afinal, além das contrapartidas obrigatórias, a intenção foi apenas se aproximar – não superá-las – das condições já oferecidas por outros Estados. Até o… Leia mais »

O futuro do mercado automotivo será muito diferente do que esperamos

Portal Administradores Desde que Henry Ford estabeleceu a primeira linha de montagem em 1913 para produção em massa, os automóveis tornaram-se parte integrante das cidades em todo o mundo – possibilitando também uma quebra no processo de venda dos veículos usados desde então. A indústria automobilística, evidentemente, mostrou inovações ao longo deste século, mas no… Leia mais »

São Paulo na guerra fiscal

O Estado de S. Paulo   No último dia 8 o governo de São Paulo anunciou a criação de um benefício (denominado IncentivAuto) para montadoras que investirem no Estado. Considerando que há poucas semanas São Paulo anunciou a redução do ICMS cobrado sobre o querosene de aviação, começa a ficar clara sua intenção de entrar… Leia mais »

Por que a crise perdura na indústria

O Estado de S. Paulo   Uma visão senso comum da crise na indústria brasileira questionaria por que a redução da taxa básica de juros (Selic), de 14,25% ao ano, em 2015, para 6,5%, menor nível nominal histórico brasileiro e já vigente há 11 meses, não fomentou uma reação no setor. De fato, em 2018… Leia mais »

Crise e mudança: carros

O Estado de S. Paulo   No último artigo mencionei que, ao largo da recessão, muitas mudanças, tecnológicas e nos modelos de negócios, sempre avançam, aqui e lá fora, o que torna mais complexo o processo de recuperação. Esse é o caso do setor automotivo. Vejamos, em primeiro lugar, as principais mudanças que estão ocorrendo… Leia mais »

Folia de vendas!

AutoIndústria      Foram 189.378 carros e comerciais leves vendidos no mercado interno, um recorde para o mês de fevereiro. Desde 2014 o mês do carnaval não vendia tanto. Ops!, mês do carnaval? A razão das boas vendas foi exatamente a ausência do carnaval, que neste ano foi empurrado para março.   Assim, no comparativo… Leia mais »

Por um novo Mercosul

O Estado de S. Paulo   Após quase três décadas de existência, é tempo de refletir sobre o Mercosul, preservar as conquistas acumuladas e definir o caminho da integração brasileira na América Latina, espaço prioritário para os interesses nacionais. O Tratado de Assunção, que criou o Mercosul, em 1991, é o produto de circunstâncias políticas,… Leia mais »

O automóvel na Revolução 4.0

Gazeta do Povo   O século 20 foi a era da indústria automobilística. A morfologia das cidades e o planejamento urbano, os hábitos de consumo e os centros comerciais, a arquitetura dos edifícios, a mobilidade e o ritmo cotidiano são derivados da difusão do automóvel em nossa sociedade.   Há 30 anos, a forma de… Leia mais »

Reflexo da realidade

O Brasil Sobre Rodas   Era notícia esperada, contudo não deixa de causar tristeza. Há cerca de um ano havia fortes rumores de que, depois de anunciar o encerramento da produção do Focus na Argentina, a Ford tomaria a decisão de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP).   Esta unidade fabril foi… Leia mais »

O fechamento da fábrica da Ford

O Estado de S. Paulo   O jeito mais desastrado de tentar salvar a fábrica de caminhões da Ford, em São Bernardo, cujo fechamento foi anunciado terça-feira pelo seu presidente para a América do Sul, Lyle Watters, é procurar nova rodada de socorro do governo.   É um jeito desastrado por duas razões: primeira, porque… Leia mais »