Arquivos da Categoria: Artigo

Fusca com preço de Ferrari

O Estado de S. Paulo   Seria possível, no universo humano, que se alimenta de símbolos, transformar, com um passe de mágica, um Fusca – ícone do carro popular – numa bela Ferrari – símbolo da opulência, sucesso e velocidade? Sim, é possível, como vimos acontecer, já neste século 21, num processo de busca e… Leia mais »

O aquecimento do planeta e a escassez de energia

O Estado de S. Paulo   Na transição energética, por causa da grave crise do clima, falta de energia limpa deve ser vista como estrutural.   O aquecimento do planeta pode parecer o problema de fundo, mas quase todas as discussões sobre o clima se concentram sobre o principal: escassez de energia limpa.   Até… Leia mais »

A indústria brasileira perde espaço

O Estado de S. Paulo   A indústria de transformação vem perdendo espaço na economia brasileira, fenômeno observado em outros países, mas vem encolhendo também na comparação com a do resto do mundo, o que é um mau sinal no presente e um alerta para o futuro. Nos últimos anos, como mostrou reportagem do Estado… Leia mais »

É preciso reativar o crédito às exportações

O Estado de S. Paulo   Na contramão do que ocorre no resto do mundo, o crédito oficial às exportações, que já enfrentava dificuldades no Brasil, foi reduzido de modo acelerado nos últimos anos. Os dados demonstram a perda de dinamismo e de relevância dos principais instrumentos da política de financiamento às vendas externas no… Leia mais »

Outra vez pressão para tabelar gasolina

O Estado de S. Paulo   Desta vez, não foi Bolsonaro que pretendeu intervir na Petrobras. Primeiro, foi o presidente do BC. Depois, o da Câmara.   Dentro do governo Jair Bolsonaro, a política de preços dos derivados de petróleo é questão não resolvida; volta sempre, como azia mal curada.   Diferentemente do que aconteceu… Leia mais »

O desempenho desigual da indústria

O Estado de S. Paulo   O desempenho regional muito desigual da produção industrial nos últimos meses mostra que o setor secundário continua a enfrentar obstáculos para a retomada segura do crescimento. Em julho, a produção recuou em 7 dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) do Instituto Brasileiro de Geografia e… Leia mais »

Como a falta de componentes afeta a produção

O Estado de S. Paulo/Notas & Informações   A fabricação de carros de passeio em agosto foi a menor para o mês nos últimos 18 anos; e as vendas, as piores para o mês em 16 anos. Esse desempenho expressivamente ruim, descrito pela associação dos fabricantes de veículos, a Anfavea, poderá se repetir, ainda que… Leia mais »

Outra surpresa negativa

O Estado de S. Paulo   A inflação indica desarrumação na economia mais acentuada do que se vinha contando. Ela vem com procissão de crises.   O fator mais impactante nessa inflação de 0,87% de agosto não é o de ter sido a mais alta para o mês em 21 anos. Mas é vir acompanhada… Leia mais »

Seguidas quedas da produtividade da indústria

O Estado de S. Paulo   A produtividade da indústria de transformação caiu por três trimestres consecutivos. Desde o início da pandemia, a produtividade, medida pela relação entre volume produzido e horas trabalhadas na produção, vem mostrando grandes oscilações. Caiu 6,3% nos dois primeiros trimestres de 2020, período marcado pelo impacto inicial da chegada da… Leia mais »

A recuperação do comércio mundial

O Estado de S. Paulo   É forte a recuperação do comércio mundial. O Barômetro do Comércio de Mercadorias, calculado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) desde 2016, atingiu o nível recorde de 110,4 pontos em julho. A alta de mais de 20 pontos nesse indicador em um ano é interpretada pela OMC como indicação… Leia mais »