Arquivos da Categoria: Artigo

Por que não um Sistema Único de Mobilidade Urbana (o SUM)?

Diário do Transporte    Há três anos o Instituto MDT estabeleceu as linhas gerais e, desde então, vem defendendo com mais intensidade a proposta de criação daquilo que estamos chamando de Sistema Único de Mobilidade Urbana (o SUM), que se configuraria como o principal instrumento para a efetivação da regulamentação do transporte como direito social,… Leia mais »

Mais globalização, e não menos

O Estado de S. Paulo   Na última terça-feira, Luiz Carlos Moraes, o presidente da Anfavea, instituição que defende os interesses das montadoras de veículos, advertiu que o dólar acima dos R$ 5 obrigará o setor a aumentar os preços dos seus produtos, apesar da atual queda da demanda, de cerca de 50%.   A… Leia mais »

Após a alforria, o mercado de leves reage

AutoIndústria/Bright Consulting   Completados dois terços do mês, junho demonstra o retorno ao patamar de 5.000 emplacamentos diários, enquanto tínhamos 2.830 no mês anterior. Neste ritmo, deveremos atingir 110 mil unidades de vendas, um alívio, mas ainda 45% abaixo do que seria o volume adequado ao mês de junho se não houvesse a pandemia. A… Leia mais »

É preciso manter o ambiente favorável à produção de etanol

O Estado de S. Paulo   Há 45 anos o etanol tornou-se estratégico na política energética: é alternativa aos derivados de petróleo e contribui para a melhoria ambiental. Desde então empresários se engajaram no Programa Nacional do Álcool (Proálcool), confiantes na diretriz governamental e na estabilidade das regras, que inicialmente estabeleceram paridade inferior a 60%… Leia mais »

Esboça-se alguma recuperação da confiança

O Estado de S. Paulo   Em contraste com o registro de altos níveis de incerteza, indicadores de confiança elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre) sinalizam recuperação nos índices. O mais relevante dos levantamentos preliminares de confiança está no fato de que foram apurados em 15 de junho, ou seja, têm grande atualidade, refletindo melhor… Leia mais »

A indústria em crise, mas menos pessimista

O Estado de S. Paulo   Os empresários da indústria continuam a projetar, para os próximos seis meses, queda de demanda, de exportações, de compras de matérias-primas e do número de empregados. O cenário desenhado pela Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), relativo a maio, continua sombrio, como tem estado em consequência dos… Leia mais »

O mais cruel dos meses

O Estado de S. Paulo/Notas & Informações   Abril pode ter sido o mais cruel dos meses, nesta crise econômica, mas o mês de maio será lembrado pelo cenário angustiante do emprego. Desocupados seriam 10,9 milhões, na semana final do mês passado, pelo critério normal das estatísticas. Só entra na conta oficial do desemprego quem… Leia mais »

Impacto da covid-19 no mercado de carros brasileiro

O Estado de S. Paulo   Atualmente, com a maioria dos estados e municípios brasileiros adotando o isolamento social, a ordem do dia é fechar as portas por tempo indeterminado e trabalhar de forma remota sempre que possível. Isso levou a grande maioria dos lojistas de veículos a suspender as atividades à espera da crise… Leia mais »

Setor de veículos reage, mas em ritmo lento

O Estado de S. Paulo/Notas e Informações   Depois da queda histórica registrada em abril, quando apenas 1,8 mil veículos foram produzidos no País, em maio foram fabricadas 43,1 mil unidades, segundo a associação das montadoras (Anfavea). Em porcentual, a reação em relação a abril foi substancial (+2.232%), mas na comparação com maio de 2019… Leia mais »

Impacto da covid-19 no mercado de carros brasileiro

O Estado de S. Paulo   Atualmente, com a maioria dos estados e municípios brasileiros adotando o isolamento social, a ordem do dia é fechar as portas por tempo indeterminado e trabalhar de forma remota sempre que possível. Isso levou a grande maioria dos lojistas de veículos a suspender as atividades à espera da crise… Leia mais »