Arquivos da Categoria: Artigo

Certa recuperação na indústria

O Estado de S. Paulo   Alguns indícios sugerem que está em curso certa recuperação da produção industrial. Nesta quarta-feira, o IBGE mostrou que, em março, a atividade da indústria ultrapassou o nível de imediatamente antes da pandemia. Cresceu 10,5% sobre março de 2020, mês em que a sociedade começou a se dar conta da… Leia mais »

Existe futuro para a indústria

O Estado de S. Paulo   O Brasil vem assistindo há décadas a um forte movimento de desindustrialização, fenômeno que, infelizmente, tem graves consequências para a sociedade. Fonte de emprego e renda, a indústria tem apresentado retração sistêmica. Se em meados de 1980 sua participação no PIB acional estava na casa dos 35%, hoje atinge… Leia mais »

O crescimento das vendas internas de aço

O Estado de S. Paulo   As vendas de aço no mercado interno estão crescendo num ritmo não observado em outros segmentos da economia. O total de 2,11 milhões de toneladas vendido em março, por exemplo, é 41,9% maior do que o volume comercializado em igual mês de 2020, antes, portanto, de a pandemia afetar… Leia mais »

Mobilidade urbana se transforma com impactos da pandemia

O Estado de S. Paulo/Mobilidade   A pandemia da covid-19 impôs medidas restritivas em todo o mundo. Nos primeiros meses de circulação do vírus, até então completamente desconhecido, houve grande impacto na mobilidade urbana, tanto por quarentenas e toques de recolher quanto por iniciativa das empresas, que deslocaram os seus funcionários para o home office.… Leia mais »

A tríplice crise e a sobrevivência do setor automotivo no Brasil

O Estado de S. Paulo   Vivemos tempos de instabilidade, em que a eficiência e a efetividade dos modelos de gestão se tornam ainda mais essenciais para a sobrevivência das empresas. Nos últimos meses pudemos notar claros indícios dos impactos no setor automotivo, com os anúncios da Ford, que parou de produzir no país, e… Leia mais »

Um anjo difícil, mas pode surpreende

Revista Torque   Apesar de o ambiente político resvalar para a situação econômica e afetar a venda de veículos, além da crise do coronavírus e a escassez mundial de semicondutores, os três principais indicadores da indústria automobilística (vendas, produção e exportação) indicam recuperação nos próximos meses. É muito vento contra e qualquer conclusão precisa considerar… Leia mais »

Caso Ford e a difícil questão das dispensas em massa no Brasil

O Estado de S. Paulo   No último dia 6/4, os trabalhadores da Ford da fábrica de Taubaté aprovaram em assembleia, por 55,33%, a proposta ofertada pela empresa ao Sindicato dos Metalúrgicos para um plano de indenização dos funcionários e fechamento de sua fábrica no Brasil.   Nesse plano, além do pagamento das verbas rescisórias… Leia mais »

Inovação aberta e as oportunidades para o setor automotivo

Coisas de Agora   Quando decidi escrever sobre inovação aberta e as oportunidades para o setor automotivo, me veio uma questão: como explorar o assunto sem parecer um discurso vazio? Fui buscar essa resposta dentro da própria empresa em que trabalho, a BASF, onde há um forte incentivo à cultura colaborativa, valorização da conexão entre… Leia mais »

Dissemina-se a desaceleração da indústria

O Estado de S. Paulo   A redução da atividade da indústria está se disseminando pelo País. Além de interromper uma sequência de nove altas mensais consecutivas, a queda da produção de 0,7% em fevereiro, na comparação com o mês anterior, afetou 10 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).… Leia mais »

Aplicações do alumínio e um raio-x do mercado para 2021

Coisas de Agora   O alumínio sempre exerceu um papel fundamental na economia brasileira. No passado, o país chegou a ser o 6º maior exportador mundial desse metal, além de suprir toda a demanda interna de produtos. Embora com uma produção menor, atualmente, o Brasil demanda um volume de produtos próximo a 1,5 milhão de… Leia mais »