Arquivos da Categoria: Artigo

Cresce o peso do País no mercado de petróleo

O Estado de S. Paulo   O Brasil ganha importância no mercado global de petróleo, segundo o último relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). A produção brasileira aumentou 135 mil barris/dia (b/d) em maio e atingiu o recorde de 2,83 milhões b/d graças à maior rapidez dos trabalhos de manutenção… Leia mais »

O Brasil à frente do Mercosul

O Estado de S. Paulo   O Brasil assumiu a presidência pro tempore do Mercosul, até então ocupada pela Argentina, no momento mais importante da história do bloco sul-americano desde a sua criação, em 1991. A conclusão das negociações para a assinatura do acordo de livre comércio com a União Europeia (UE), que duraram 20… Leia mais »

Os desafios da UE

O Estado de S. Paulo   A alemã Ursula von der Leyen, ministra da Defesa do governo da chanceler Angela Merkel, foi confirmada pelo Parlamento Europeu esta semana como presidente da Comissão Europeia. Foram 383 votos a favor de seu nome – apenas 9 além do mínimo necessário para a aprovação – e 327 contrários… Leia mais »

Demanda de bens industriais indica estagnação

O Estado de S. Paulo   A alta de apenas 0,1% entre abril e maio no consumo aparente de bens industriais, definido como a produção industrial interna menos exportações e mais importações, mostra que a maioria das empresas industriais teme aumentar os estoques de matérias-primas e de produtos acabados. O setor secundário da economia continua,… Leia mais »

Acordo com a UE é ameaça ou oportunidade?

O Mundo em Movimento   A abertura de mercado, com acordos comerciais como o recém-assinado Mercosul-União Europeia, pode proporcionar uma real oportunidade para inserção da indústria nacional no contexto global e ao mesmo tempo contribuir para que a capacidade intelectual e o talento para a inovação sejam de fato os diferenciais competitivos tanto para as… Leia mais »

Enquanto a economia respira

O Estado de S. Paulo   O Brasil respira, reage e poderá melhorar: é esta a leitura mais animadora do resultado de maio – aumento mensal de 0,54% – do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). A novidade chama a atenção, num cenário dominado por más notícias da produção industrial, do consumo e… Leia mais »

Mercosul, UE e a pesquisa científica

O Estado de S. Paulo   Uma das consequências importantes do acordo firmado pelo Mercosul com a União Europeia (UE) será a de elevar a pesquisa científica e tecnológica do Brasil a um novo patamar. O acordo estabelece que dentro de dez a 15 anos as tarifas de importação de produtos que o Brasil importa… Leia mais »

Novas diretrizes trarão mais eficiência para o recall no Brasil

O Estado de S. Paulo   O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, no último dia 2 de julho, duas portarias no Diário Oficial da União, atualizando a regulamentação das campanhas de chamamento, a fim de dar eficiência aos recalls no Brasil e, por consequência, à proteção da vida e à preservação da saúde… Leia mais »

Liberdade econômica, na medida

O Estado de S. Paulo   Na Medida Provisória 881, a MP da Liberdade Econômica, é preciso evitar a confusão entre ampliar a liberdade, restringir direitos e afrouxar de forma injustificável o poder de fiscalização do Estado.   Milhões de empregos e bilhões de dólares têm sido perdidos no Brasil por causa dos entraves à… Leia mais »

Associação Mercosul e União Europeia

O Estado de S. Paulo   Em 28 de junho, o Mercosul e a União Europeia (UE) concluíram a negociação de um ambicioso acordo de associação, que inclui três vertentes: a política, a de cooperação e a do livre-comércio. Aguarda-se a divulgação dos termos desse acordo de associação, que estabelece a maneira como se desenvolverão… Leia mais »