Novo Range Rover Sport chega ao Brasil com motor V8 e muito luxo a bordo

Jornal do Carro

 

Seis meses após estrear no exterior, o novo Range Rover Sport está no Brasil. A terceira geração do SUV de luxo feito na Inglaterra acaba de desembarcar no País e foi apresentada nesta última quarta-feira (26) em São Paulo, em evento fechado. O ator Cauã Reymond, embaixador da Jaguar Land Rover no Brasil, marcou presença por um motivo especial: ele recebeu o primeiro exemplar do utilitário, que terá um lote inicial de 1.000 unidades.

 

Completamente reformulada, a nova geração do Range Rover Sport é feita sobre a moderna base MLA-Flex, também usada pelo topo de linha Range Rover, de até 7 lugares. O visual talvez pareça familiar, já que mantém parte das linhas clássicas da gama. Mas o desenho também traz elementos novos que dão ao SUV um aspecto mais moderno. Além disso, um detalhe marcante é a quase ausência de espaços entre a carroceria e os vidros da cabine.

 

De forma geral, esta nova geração do Range Rover Sport valoriza mais o luxo e as tecnologias a bordo. Por fora, o visual é imponente, com destaque para os faróis de LEDs mais finos já feitos pela montadora. Há também acabamento em preto brilhante na grade e nos para-choques. E nas laterais, além das rodas de liga leve de 23 polegadas, chamam a atenção as chapas lisas da carroceria, quase sem vincos, que dão um porte musculoso e elegante ao SUV.

 

Na traseira, as lanternas horizontais ficam unidas por uma moldura preta que atravessa a tampa e traz o nome Range Rover. Assim, diferencia-se do Range Rover maior, que tem o conjunto óptico vertical. No mais, a nova arquitetura incorporou modernidades como as maçanetas retráteis. Elas se recolhem quando as portas estão travadas e melhoram o coeficiente aerodinâmico (Cx), que é de 0,29. Para completar, o chassi está 35% mais rígido.

 

Foco no luxo

 

Como dissemos no lançamento, o novo Range Rover Sport está mais chique e sofisticado por dentro. A cabine foi completamente remodelada e traz o novo painel dos carros da marca, com uma tela multimídia central de 13,1 polegadas. Ela tem formato retangular e o sistema inteligente e conectado Pivi Pro. Por meio dele é possível, por exemplo, ajustar a suspensão a ar ou ver imagens de 360º, incluindo a câmera frontal do chamado “capô invisível”.

 

Pela multimídia também é possível controlar outros sistemas, como o ar-condicionado. A tela tem comando de voz integrado com a assistente virtual Alexa, da Amazon, bem como conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. No mais, há carregador por indução e som premium Meridian (opcional) com 29 alto-falantes e sistema de cancelamento de ruído ativo. Além disso, é possível atualizar os 63 módulos eletrônicos “pelo ar”, a partir do chip interno.

 

O volante é o mesmo do Range Rover, mas tem o aro menor. Além disso, o banco do motorista é 2 cm mais baixo, para realçar a esportividade. Para completar, o quadro de instrumentos traz outra tela de 13,7″. O display é personalizável e tem imagens de alta resolução. O largo console entre os bancos é a única parte com comandos físicos. Ali ficam a alavanca do câmbio automático de oito marchas e botões do ar-condicionado, do som e do seletor do Terrain Response, que ajusta tração 4×4.

 

Híbrido leve a diesel e V8 a gasolina

 

A Land Rover vai oferecer o novo Range Rover Sport no Brasil em quatro versões. As duas primeiras são a Dynamic SE e HSE. Ambas usam um conjunto híbrido leve com o motor 3.0 turbo de 6 cilindros (D350 MHEV). Este é capaz de gerar 350 cv de potência e 71,3 mkgf de torque máximo, e entrega aceleração de zero a 100 km/h em 5,9 segundos.

 

Mais acima vem a versão P530 First Edition. Esta será feita só no primeiro ano de produção do SUV. E está disponível com o motor híbrido leve a diesel ou o tradicional 4.4 V8 biturbo a gasolina. Este gera 530 cv e um torque de 76,4 mkgf. Assim, faz o SUV arrancar de zero a 100 km/h em 4,3 segundos. A tração é sempre integral e o câmbio é automático de 8 marchas.

 

Para 2023, está confirmada também a vinda para o Brasil da versão P510e, que é híbrida plug-in (PHEV). Ou seja, recarrega em tomada. Este tem 510 cv e 71,3 mkgf. O conjunto é alimentado por uma bateria de 31,8 kWh que, segundo a marca inglesa, fornece autonomia de até 80 km em modo elétrico. Além disso, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 5,4 s.

 

Preços e versões do novo Range Rover Sport*

 

D350 MHEV Dynamic SE – R$ 953.950

P530 First Edition V8 – R$ 1.125.950

(Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)