Scania apresenta a linha de caminhões Super

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Scania anunciou o lançamento da linha de caminhões Super, com as tecnologias que atendem as exigências de emissões do PROCONVE P8 brasileiro (equivalente ao Euro 6), apresentada na Europa no final de 2021, e que começará a ser vendida no Brasil a partir de novembro, com entregas em fevereiro de 2023.

 

A Scania também revelou que o desenvolvimento dos veículos da linha Super envolveu o aporte de 2 bilhões de euros na Europa e aproximadamente R$ 1 bilhão nas instalações da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Para atender as legislações a montadora definiu duas estratégias: Ter uma nova linha de motores P8/Euro 6 que atendem todos os segmentos de atuação com economia de diesel de 2% sobre a geração atual, e criar a linha Super, para a categoria de veículos pesados para elevar ainda mais o patamar de resultados dos clientes que atuam nas faixas de potência mais vendidas do mercado, formada pelos veículos extrapesados.

 

Sílvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, declarou que a empresa dá sequência à evolução para manter a liderança num transporte mais sustentável, com veículos que receberam as modernas tecnologias P8/Euro 6 e uma mais moderna plataforma que conta com motores na faixa de 420cv a 560cv e um novo trem de força, solução de transporte com elevada potência, que proporciona até 8% de economia, muita eficiência energética e menor custo total de operação

 

Para atender aos requisitos do PROCONVE P8/Euro 6 a Scania manteve a nova geração de caminhões, lançada no Brasil em 2018, e Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transportes da empresa, explicou que as cabines P, G, R e S estão atualizadas e atendendo os clientes de forma perfeita. Deu ênfase ao motor, que considerou o coração da cabine, onde tudo começa para mover o caminhão pelas estradas e ainda incluiu como grande diferencial o novo trem de força, formado por motor, câmbio, eixo cardan e diferencial. E complementou que a nova linha de veículos é fortalecida com o lançamento do acelerador inteligente e Actioncruise, que tornam os caminhões 8% mais eficientes que a linha Euro 5.

 

O engenheiro de Oferta de Soluções da Scania brasileira, Ivanovik Marx, considera que a linha Super com os padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros, torque entre 2.300 e 2.800 Nm, chegará ao mercado com maior eficiência energética ao proporcionar alto nível em rotações mais baixas com maior economia de combustível.

 

Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150Nm em relação à geração atual e de 100Nm na versão de 560cv. O modelo R 560 Super de 2.800Nm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria, com uma faixa plana de torque maior em rotação mais baixa, o que vai elevar ainda mais a economia de combustível.

 

O motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Outras novidades são o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. ​A linha Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

 

Troca de marchas mais rápidas e freios potentes

 

A nova linha de caminhões Scania P8/Euro 6 é ofertada com as caixas de câmbio nos modelos G25CM e G33CM, que garantem trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, melhor lubrificação e menores atritos internos. O modelo G25CM é 75 quilos mais leve que a atual GRS905 e é indicado para veículos de torque de entrada de 2.500Nm e potência de até 460cv. A G33CM foi desenvolvida para veículos com torque de entrada de 3.300Nm e potência a partir de 500cv e pesa 60 quilos menos do que a atual GRS905 e que a redução de peso das duas caixas permitirá um ganho em carga transportada.

 

As novas transmissões também ganham maior disponibilidade com os novos sensores de nível e temperatura do óleo, proporcionando ao cliente maior controle da operação e previsibilidade em relação aos componentes. Como consequência, o filtro de óleo passa a ter maior vida útil e mais desempenho a partir do novo lubrificante Scania-MTF.

 

O Scania Opticruise, primeira caixa automatizada lançada no Brasil em 2001, foi totalmente redesenhada e ganhou atualização do software. Com essa inovação elevou em 1% sua economia de combustível, num benefício imediato na operação. A nova inteligência artificial do câmbio promove uma experiência agradável numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia. A nova geração amplia os intervalos de manutenção, teve a capacidade de arranque melhorada e garante superior rapidez na troca que, além da eficiência contribui para que os motoristas desfrutem dos melhores recursos na viagem.

 

Outro ponto de destaque das novas caixas é o freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. Será oferecido de série para todas as versões da linha P8. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

 

A linha Super também recebeu uma nova versão do Scania Retarder, para atender as plataformas P8/Euro 6. O sistema de freio integrado estará disponível para a caixa G25CM e para a G33CM, agora num toque máximo de frenagem de 4.700Nm e potência máxima de 500kW. O Retarder mantém sua característica de desengate do trem de força, ou seja, não consome combustível enquanto o veículo roda sem acionamento. Sua utilização deverá levar em consideração a aplicação, com base nos fatores operacionais de peso bruto, topografia e velocidade de cruzeiro.

 

Também entre as novidades estão também o eixo traseiro RB885+R885, que estará disponível nos modelos 6×4 para transferir cargas de até 90 toneladas, oferecendo maior disponibilidade e capacidade de tração.

 

Em segurança ativa dos motoristas, a Scania introduziu na linha Euro 6, da mesma forma que fez para os ônibus, a evolução do sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista), lançado de forma pioneira em 2016, como parte do pacote de segurança opcional da fabricante. O objetivo é oferecer assistência ao motorista, melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

 

Ofertado em sua segunda geração, o novo ADAS ganhou dois sistemas. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos caminhões. A forma de chamar a atenção é feita por três ações. A primeira é uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). A segunda é um aviso por indicação de luz âmbar piscando e vibração do assento do motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da estrada). Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção à pessoa vulnerável da estrada).

 

Com o equipamento ADAS 2.0 os caminhões contam com direção elétrica ativa, que permite a correção automática da direção pelo veículo, e controle de velocidade cruzeiro com predição ativa, ativado caso o veículo não fique parado a 0km/h por mais de três segundos, voltando a acompanhar o veículo da frente em um sistema “stop and go”. O sistema ADAS representa o que existe de melhor no quesito de segurança ao motorista, além de exigir menos reparos e ofertar mais disponibilidade. (Truck & Bus Builder América do Sul)