Picape Poer que será vendida no Brasil terá produção local

Jornal do Carro

 

Um ano após comprar a fábrica que era da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a chinesa Great Wall Motor está prestes a iniciar a produção no Brasil. Segundo Oswaldo Ramos, chefe de operações comerciais da filial brasileira, a GWM vai revelar detalhes sobre sua rede de concessionárias no País em outubro. Além disso, ele confirmou as vendas do SUV Haval H6 a partir do início do segundo trimestre de 2023. Inicialmente, o modelo vai ser importado da China.

 

Segundo o executivo, que falou com exclusividade ao Jornal do Carro, a picape Poer que vai ser vendida no Brasil será feita na fábrica paulista. “A picape precisa ser brasileira. E precisa ter uma rede de distribuição no País inteiro”, diz.

 

Além disso, a picape poderá ter versões a diesel e híbrida, segundo Ramos. Ele diz que uma das prioridades é a conectividade. “Afinal de contas, o agronegócio no Brasil é conectado e com inteligência nos seus equipamentos”, afirma.

 

A Great Wall tem uma grande variedade de carros de diferentes tipos e marcas. De acordo com Ramos, o Haval H6 será um “produto de imagem”. Para isso, virá ao País repleto de equipamentos.

 

Ele diz que os modelos mais dedicados ao mercado brasileiro serão feitos em Iracemápolis a partir de 2024. Uma das curiosidades é que no Brasil a GWM vai batizar seus veículos com o nome de suas respectivas marcas. Segundo Ramos, isso deve facilitar a identificação de cada linha.

 

Assim, o que vai diferenciar esses modelos serão as combinações de letras e números. Por exemplo, Haval será o nome do SUV em todas as versões, que serão identificadas como H4 e H6, por exemplo. É uma solução parecida com a adotada pela Caoa Chery nos SUVS da linha Tiggo.

 

O mesmo conceito será aplicado aos modelos da marca Tank, que terá SUVS com tração 4×4 e foco no luxo. Bem como às picapes da linha Poer. No Brasil, a Great Wall vai oferecer ainda a Ora, sua marca de carros elétricos. Essa divisão, inclusive, ganhou holofotes no mundo todo em 2021, ao apresentar o Punk Cat, clone elétrico do VW Fusca.

 

Inicialmente, a GWM não vai trazer modelos elétricos ao País. Por ora, o foco serão os SUVS da Haval e a picape Poer.

 

A grande aposta da Great Wall no mercado brasileiro deverá ser o Jolion. O SUV médio é um dos carros mais modernos da Haval, tem visual sofisticado e porte parecido com o do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, por exemplo.

 

Embora não tenha revelado detalhes, Ramos diz que a GWM não usará nomes de origem chinesa no País. Ou seja, no mercado brasileiro o Jolion deverá se chamar Haval H4. Sua produção nacional deve começar em 2024.

 

Para Ramos, a capilaridade é fundamental. “Precisamos ter imagem e presença nacional para sermos vistos como uma marca brasileira”, diz. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)