Novos caminhões VW propiciam até 10% mais de eficiência

Carga Pesada

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou nesta última terça-feira (27/9) os pilares que vão sustentar seu novo portfólio a partir de 2023. As novas linhas para o transporte de cargas da marca são o resultado do investimento de mais de R$ 1 bilhão e vão além do que requer a legislação, estreando evoluções significativas para maior eficiência, conforto, segurança e tecnologia, ao mesmo tempo em que a montadora avança na pesquisa com veículos autônomos.

 

Este é o maior desenvolvimento da VWCO, que reformulou todos os seus modelos das famílias Delivery, Constellation e Meteor. São cerca de 4.500 peças novas, com a localização de diversos componentes. Todos testados e aprovados na maior frota de protótipos construída pela montadora.

 

Ao longo do programa, foram mais de 100 veículos envolvidos no maior estudo já conduzido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus para garantir a solução ideal para cada segmento. O resultado é um portfólio que entrega em média 10% mais de eficiência, com inovações em conforto, segurança e tecnologia. Para conferir ainda mais rentabilidade, os veículos também poderão sair 100% conectados de fábrica.

 

“Preparamos uma verdadeira coleção de soluções para nossos clientes, antecipando e criando diversas novas tendências no mercado como é o nosso DNA com tecnologias prontas para fazerem a diferença no dia a dia nas ruas e estradas brasileiras. Ao mesmo tempo, mantemos nosso horizonte voltado ao futuro, com novas pesquisas com veículos autônomos”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Com novas configurações de trem de força, os caminhões Volkswagen estão ainda mais eficientes, seja em performance ou em capacidade de carga útil. Foram desenvolvidos sob medida para entregar em média economia de combustível de até 5% quando comparados com seus antecessores, ao mesmo tempo em que estão com novas potências e torques superiores trazendo até 10% mais eficiência para todos os tipos de aplicação.

 

Também estão habilitados a transportar em média 10% a mais do que os veículos do portfólio anterior da Volkswagen. Tudo isso para garantir máxima produtividade e rentabilidade ao cliente da marca. No quesito ambiental, as emissões de poluentes foram reduzidas drasticamente para atender à nova regulamentação, ampliando os benefícios dos novos veículos da marca.

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus conduziu um estudo completo aplicação a aplicação para definir e desenvolver cada componente dos novos modelos e chegar a esses resultados. Além de testes veiculares e em dinamômetro, a montadora intensificou suas simulações virtuais e, assim, estabeleceu essas novas arquiteturas que agregam muita tecnologia.

 

São cinco motorizações atualizadas para novas tecnologias e padrões de emissões, nova geração de transmissões automáticas e automatizadas e novas relações de eixo sob medida para cada tipo de aplicação. A escolha do sistema de tratamento de emissões também foi cuidadosamente avaliada para entregar o melhor resultado operacional.

 

Em seus caminhões menores, o Delivery Express e o 6.170, a VWCO vai trazer o motor FPT desenvolvido com calibração exclusiva pelos engenheiros da marca VW. Os veículos de 9 a 12 toneladas estão equipados com motor Cummins de 4 litros, base do consagrado motor utilizado na atual linha Delivery, sucesso de vendas no mercado brasileiro há anos. A linha Constellation contempla o robusto e moderno motor MAN D08 de 5 litros para o segmento de 14 a 18 toneladas.

 

Já o motor MAN D08 de 7 litros entra para o segmento de 18 a 31 toneladas e o motor Cummins de 9 litros está sob medida para aplicações de até 53 toneladas nos caminhões VW. Os extrapesados da família Meteor utilizam o potente motor MAN D26 de 13 litros, produzidos no Brasil, com alta tecnologia, eficiência e durabilidade para atender às mais diversas e severas aplicações deste setor da economia brasileira.

 

As transmissões automatizadas e automáticas ganham ainda mais espaço no portfólio dos caminhões Volkswagen, antecipando essa tendência aos clientes. A caixa da Traxon passa a vir de série para os Constellation acima de 18 toneladas, além de continuar presente nos extrapesados Meteor. Para os modelos de 14 a 18 toneladas, a opção é entre a transmissão manual ou automática da ZF de 8 velocidades, desenvolvida exclusivamente para a linha de veículos médios da Volkswagen. E os veículos de 3,5 a 13 toneladas contam com a caixa Eaton de 6 velocidades, com a opção automatizada para os modelos de 9 e 11 toneladas.

 

Para as transmissões automatizadas, uma série de tecnologias facilita o dia a dia do motorista e proporciona ainda mais economia e segurança. Entre elas, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais inteligente e eficiente. Já o eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada.

 

O resultado de todo esse trabalho é uma linha completa de caminhões com novas tecnologias: motores mais eficientes, com maiores torques e potências, que atuam juntamente com o sistema de pós-tratamento para reduzir drasticamente as emissões dos poluentes. E para agregar ainda mais performance, a VWCO equipou os veículos com novas e avançadas transmissões automáticas e automatizadas, com recursos inteligentes, otimizadas para cada tipo de aplicação. (Carga Pesada)