Elétricos no Brasil ainda dependem de infraestrutura 0

Carga Pesada

 

Destaques no IAA Transportation 2022, em Hanover, na Alemanha, os caminhões rodoviários elétricos só serão realidade no Brasil quando houver infraestrutura de carregamento de baterias nas estradas. A afirmação é de Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz no Brasil. “É superimportante para esse tipo de caminhão contar com uma infraestrutura de recarregamento”, declara ele em vídeo enviado especialmente ao Grupo Carbono Zero, que reúne jornalistas e publicações como a Revista Carga Pesada, para uma cobertura sustentável do evento.

 

Os lançamentos elétricos rodoviários da Mercedes-Benz, os e-Actros LongHaul, serão comercializados na Europa já a partir de janeiro de 2024. Roberto Leoncini destaca a grande autonomia dos três caminhões da linha: e-Actros 200, e-Actros 300 e e-Actros 500, que têm 200, 300 e 500 km de autonomia, respectivamente.

 

O e-Actros 500, segundo o vice-presidente, consegue recarregar suas baterias de 20% até 80% em apenas 30 minutos. “É um caminhão de 42 toneladas com semirreboque de 3 eixos”, conta.

 

Outra importante novidade da Mercedes-Benz no IAA é o GEN H2, de células de combustível. “Ele tem dois tanques de hidrogênio líquido refrigerado até menos 270 graus. Através de um processo químico, esse hidrogênio abastece a bateria do caminhão”, conta Leoncini, ressaltando que a autonomia do veículo é de mil km. (Carga Pesada)