Iveco mostra frutos de parcerias na IAA

Frota & Cia

 

A Iveco Group, que reúne as marcas Iveco, Iveco Buses e FPT Industrial, também marcou presença na IAA Transportation, a maior feira de na Alemanha. A empresa aproveitou o evento para reafirmar o compromisso do Grupo de reduzir as emissões de emissões 10 anos antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris. Para tanto, a Iveco destacou algumas das soluções que devem incrementar seu portfólio de produtos, com destaque para os veículos ambientalmente amigáveis.

 

“O Iveco Group está em movimento e teremos um papel importante na definição do futuro da mobilidade”, afirmou para toda a imprensa mundial, incluindo Frota & Cia, o CEO do Iveco Group, Gerrit Marx. “Estamos aproveitando nossa forte herança para oferecer uma ampla gama de veículos comerciais movidos por uma mistura inteligente de combustíveis renováveis, bem como propulsões elétricas de bateria e célula de combustível, permitindo que nossos clientes operem com sucesso no mercado de transporte”.

 

O executivo admite que o mercado não se concentrará em uma única tecnologia para substituir o diesel, não apenas por razões técnicas, mas também pela necessidade urgente de causar impacto agora e evitar outra dependência geopolítica de recursos vinculados a uma única fonte, explica.

 

Nikola Tre Battery BEV

 

Em seu estande na feira, a Iveco mostrou sua contribuição para o transporte pesado de longo alcance livre de emissões. Em parceria com a Nilola Corporation, a montadora apresentou a versão europeia 4×2 do Nikola Tre Battery Electric Vehicle (BEV), um caminhão pesado de zero emissões com o melhor alcance da categoria – até 530 km de autonomia – e desempenho para completar uma ampla gama de missões regionais. Outra novidade foi a versão beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV) para longas distâncias, um caminhão movido a célula de hidrogênio que pode rodar até 800km sem abastecimento e deve ser lançado no segundo semestre de 2023 na América do Norte e no primeiro semestre de 2024 na Europa.

 

“Os caminhões elétricos de emissão zero a bateria e a célula de combustível Nikola Tre são verdadeiros divisores de águas no transporte rodoviário comercial”, disse Michael Lohscheller, presidente da Nikola Corporation. “Desenvolvidos especificamente como veículos elétricos, eles oferecem o desempenho e a experiência de condução capazes de competir com seus pares movidos a diesel nas missões de serviço pesado mais difíceis. Eles oferecem soluções de emissão zero operacional e financeiramente viáveis ​​para aplicações regionais e transporte de longa distância que darão aos clientes uma verdadeira vantagem competitiva.”

 

Linha Daily

 

A linha Daily da Iveco também fez bonito na IAA 2022. Além da nova versão elétrica da familia, os visitantes puderam conhecer em primeira mão o Iveco eDaily FCEV, primeiro veículo elétrico de célula de combustível para médias distâncias empresa, desenvolvido em conjunto com a Hyundai Motor Company. O protótipo está equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. Seis tanques oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de 12 kg de hidrogênio. O modelo de 7,2 t de PBT foi testado na Europa e acusou uma autonomia de 350 km, com carga útil máxima de 3 toneladas e tempo de reabastecimento em torno de 15 minutos. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)