Mais chamativo, Polo 2023 prepara terreno para o Track

AutoIndústria

 

Não é segredo algum que o Gol deixará de ser produzido até o fim deste ano e que a Volkswagen prepara uma nova família de veículos de entrada, cujo primeiro modelo é o Polo Track, uma versão, digamos, simplificada do hatch.

 

Substituir o carro que marcou os últimos 40 anos da Volkswagen aqui não é missão das mais fáceis e merece cuidados que a marca começa a colocar nas ruas a partir do dia 6, quando a linha 2023 do Polo chega às concessionárias.

 

Mais do que agregar modificações estéticas na carroceria e uma importante evolução no nível de conteúdos de série, a nova linha cumprirá o papel de despertar maior interesse dos consumidores para o hatch, que, sempre exerceu papel secundário nas vendas da marca no mercado brasileiro.

 

O slogan “O novo Volks da sua vida”, adotado para o evento de lançamento do Polo 2023, realizado nesta segunda-feira, 19, sugere bem a relevância que a Volkswagen quer propiciar ao modelo, uma maneira de preparar o terreno para a estreia de seu futuro “campeão de vendas” e para a total reformulação do portfólio de produtos até 2025, quando 15 modelos terão sido serão lançados – o recém-apresentado Jetta GLI e o Polo 2023 são os dois primeiros.

 

Versões e preços

 

MPI – R$ 82.990

TSI – R$ 92.990

Comfortline – R$ 102.990

Highline – R$ 109.990

 

A versão mais barata do Polo 2023, a MPI, tem motor 1.0 aspirado de 84 cavalos e câmbio manual, mas sai de fábrica com faróis e lanternas em led, quadro de instrumentos digital, ar-condicionado automático também digital e carregamento de celular sem fio. Custa R$ 83 mil.

 

Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen, adiantou em sua apresentação que o Track ficará imediatamente abaixo da MPI, o que, com certeza, implicará na retirada de alguns desses itens de série.

 

A nova linha tem ainda as versões TSI, Comfortline e Highline, todas com motor 1.0 turbo de 116 cavalos e preços, respectivamente, de R$ 93 mil, R$ 102 mil e R$ 110 mil. A primeira, apenas com transmissão manual, enquanto as duas mais caras dispõem de câmbio automático e, mesmo com mais itens de série agora, custam até R$ 7 mil a menos do que as equivalentes da linha 2022.

 

Com as versões topo mais baratas, a Volkswagen quer aproximar o Polo de um público consumidor potencialmente mais amplo e já acostumado com algumas sofisticações de acabamento.

 

O ar-condicionado, por exemplo, tem comandos toutch screen em todas as versões. O multimídia VW Play ganhou o aplicativo Abasteça Consciente, de incentivo ao uso do etanol, que calcula emissões e consumo e alista de série engloba ainda quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, distribuidor eletrônico de frenagem, controle de tração, auxílio de partida em rampa e sistema de frenagem automática pós-colisão.

 

Para quem desejar um visual mais esportivo, a Volkswagen criou o Kit Black, com rodas de liga leve, spoiler traseiro e cobertura do espelho retrovisor pintados em preto brilhante. Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras. (AutoIndústria/George Guimarães)