Jornal do Carro
Atualmente, é preciso desembolsar quase R$ 150 mil, no mínimo, para ter um carro elétrico na garagem. Entretanto, os valores estão cada vez mais próximos dos modelos tradicionais (flex, gasolina e diesel). Pois uma startup brasileira promete lançar em breve um carro a baterias com preço de Onix e HB20. Trata-se da Mileto, empresa com projetos curiosos, dentre eles veículos movidos a energia solar e impressos em 3D, com preços a partir de R$ 100 mil.
A princípio, a Mileto Tech Motors planeja fabricar desde pequenos automóveis urbanos a motocicletas – Raiden, Minato e Rivia – e até mini caminhões. Todos os elétricos puros. A empresa não diz quando, mas avisa que chegará ao mercado “em breve”.
“Cada detalhe do nosso produto será projetado para melhorar a performance, a experiência e a segurança do usuário. Bem como levar a sustentabilidade e democratização do uso”. É o que diz o comunicado no site da Mileto.
Compacto urbano
Ainda não há muitos detalhes divulgados. Entretanto, conforme o site da Mileto, os carros são totalmente voltados ao uso na cidade. Assim, terão velocidade máxima de 80 km/h. Há possibilidade de carregamento em tomadas convencionais e autonomia de 200 km. Mas ainda não há especificações das baterias de íon de lítio.
Por ora, o que se sabe é que os modelos terão peso bruto de aproximadamente 650 kg. Ou seja, serão superleves. E terão capacidade para transportar até quatro pessoas. Assim, tudo leva a crer que seja um carro compacto elétrico, ao estilo Caoa Chery iCar.
Possível ou fora da realidade?
Embora seja um pouco fantasioso, a empresa promete, além de modelos com conjunto elétrico movido a energia solar, veículos com carrocerias feitas com impressora 3D. Segundo a Mileto, “a necessidade de menos componentes, atualizações técnicas mais rápidas e ciclos de produção significativamente menores irão reduzir drasticamente os custos de produção. Assim, será possível repassar a economia aos nossos clientes”, informa a marca.
Ainda segundo a startup, com estas soluções, os clientes não ficarão “reféns” de facelifts propostos pelas montadoras. O uso da impressão 3D “nos permite criar uma gama mais ampla de estilos, que podem ser ajustados. Isso desde uma textura diferente no painel até um exterior totalmente personalizado”, promete.
A Mileto chama a linha de montagem da fábrica de “linha de impressão”. A unidade fica em Porto Real (RJ), mesmo município da fábrica da PSA Peugeot Citroën – e do grupo Stellantis. De acordo com informações, as primeiras unidades estarão disponíveis já em outubro. Mas a empresa não fala sobre o assunto. Será que o projeto vai para frente? (Jornal do Carro/Vagner Aquino)