O Estado de S. Paulo
A Volkswagen anunciou ontem que o alemão Alexander Seitz será o novo presidente da empresa na Região América Latina, que abrange operações em 29 países, incluindo Brasil, Argentina e países da América Central. Ele vai substituir o argentino Pablo Di Si que, desde o dia 1.º, é o responsável pelo grupo nos Estados Unidos.
Seitz, de 60 anos, é membro do board (conselho) mundial da marca Volkswagen responsável por Finanças. Ele assumirá a nova posição a partir de 1.º de outubro. O executivo já atuou na companhia no Brasil de 2008 a 2013, quando foi nomeado primeiro vice-presidente da SAIC Volkswagen Automotive, em Xangai, na China. Também passou por vários cargos na Mercedes-Benz, inclusive na filial brasileira.
Em nota, Thomas Schaefer, CEO global da marca Volkswagen, afirmou que, “com seus muitos anos de experiência na região, ele é a pessoa certa para liderar este importante mercado e, juntamente com Ciro Possobom, (presidente) no Brasil, e Marcellus Puig, (presidente) na Argentina, vai seguir a trajetória vitoriosa nesses países”.
Seitz estudou administração de empresas com foco em auditoria e trustes e direito comercial. Após concluir um MBA, iniciou sua carreira na então Daimler-Benz AG, na Alemanha. Em 2005, ingressou na Volkswagen, também no país sede da marca. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)