Programa Abasteça Consciente da Volkswagen incentiva uso do etanol

O Povo

 

A Volkswagen do Brasil avança em sua estratégia Way To Zero, que visa ser neutra em emissões de CO2 até 2050. Em parceria com Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), lança o Programa Abasteça Consciente, que prevê o incentivo ao uso do etanol para abastecer os carros flex da marca Volkswagen com benefícios de cada uma das empresas para os clientes.

 

Desde 2021, a Volkswagen do Brasil afirma que vem adotando uma abordagem que leva em consideração as fontes de energia renovável e a utilização de biocombustíveis como estratégia complementar à adoção dos veículos híbridos e elétricos.

 

Com este direcionamento, a Volkswagen do Brasil desenvolveu no ano passado a calculadora digital Abasteça Consciente, onde pretende mostrar qual combustível é o mais vantajoso: etanol ou gasolina. A ferramenta mostra qual é a emissão de CO2 de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”.

 

Atualmente, a frota VW composta por carros flex fuel – tecnologia desenvolvida e lançada de forma pioneira pela Volkswagen em 2003 – chega a 96% e o interesse por parte do público em abastecer de forma mais consciente foi comprovado pelo número de simulações da calculadora Abasteça Consciente, que, em um ano, segundo a empresa, chegou a um milhão.

 

Benefícios Volkswagen e empresas parceiras

 

Além de incentivar a escolha do combustível etanol, que permite evitar a emissão de até 90% menos de CO2 na atmosfera, quando comparado à gasolina, a Volkswagen estuda oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes por meio de um programa de pontos que será divulgado em breve.

 

Para os clientes que possuem veículos a partir de 2012 e antes do lançamento do sistema de infotainment VW Play, a Bosch pretende desenvolver uma tecnologia de veículo conectado que irá auferir os dados de quanto de CO2 deixará de ser emitido caso o cliente opte pelo etanol, em detrimento à gasolina.

 

A solução da Bosch atua como um “radar de CO2”, monitorando o veículo e a opção do condutor pelo uso do etanol. Isso resultará, segundo a empresa, em uma estimativa sobre a quantidade de CO2 que deixa de ser emitida no meio ambiente ao utilizar este combustível.

 

A tecnologia funciona por meio de sensores já existentes no veículo e de um dispositivo para coleta de dados conectado ao OBD (On Board Diagnostics). Por meio de uma rede de internet móvel, os dados são enviados à nuvem onde são processados via cloud computing, auxiliando a estimar a quantidade de CO2 evitado graças à escolha pelo etanol.

 

Raízen

 

A empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, Raízen, é parceira do programa “Abasteça Consciente” com o aplicativo Shell Box, que permite realizar pagamentos nos postos Shell de forma digital, rápida e segura, utilizando o celular.

 

É necessário realizar um cadastro no próprio app e escolher a forma de pagamento preferida, como cartão de crédito ou uma conta em carteira digital. O app consolida o calendário de promoções, prêmios e outras ações para os clientes, como o acúmulo de pontos e conchas, que podem ser trocados por descontos em abastecimentos ou brindes. Os pagamentos com Shell Box podem ser feitos em mais de 4 mil postos Shell e mais de 500 lojas de conveniência Shell Select em todo o Brasil.

 

A Volkswagen Financial Services e a LM fazem parte do programa e devem estruturar em breve seus programas para os clientes que fizeram a opção pelo combustível etanol. A Localiza também está formulando um programa de benefícios para seus clientes VW.

 

A iniciativa conta com o apoio da Unica, associação que representa unidades produtoras de etanol da região Centro-Sul do País. De acordo com dados da Unica, nas duas últimas décadas, o uso do etanol evitou que cerca de 600 milhões de toneladas de CO2eq fossem lançados na atmosfera. A título de ilustração, para atingir a mesma economia de CO2eq seria preciso plantar mais de quatro bilhões de árvores nativas nos próximos 20 anos.

 

O Programa Abasteça Consciente deverá estar disponível a todos os clientes VW em alguns meses. (O Povo/Cristina Brito)