Peugeot registra no Brasil patentes da nova geração da perua 308 SW

Jornal do Carro

 

O Peugeot 308 SW foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Mas é bom ninguém se empolgar muito. Afinal, a perua média da marca francesa tem poucas chances de chegar ao Brasil. Isso porque a bola da vez do mercado são os SUVs, e não as station wagon. Embora a Peugeot tenha feito o registro, essa é uma prática comum das montadoras para evitar risco de plágio, sobretudo dos desenhos industriais.

 

Como é o carro?

 

Na Europa, o 308 SW oferta três diferentes tipos de motorização. Destaque para a configuração híbrida plug-in, que rende entre 180 cv ou 225 cv de potência combinada. De acordo com a marca, só em modo elétrico, o modelo roda até 60 km. Para especificar, no primeiro caso, há combinação de um motor 1.6 a gasolina de 150 cv e um elétrico de 81 kW. Já a segunda opção tem o mesmo motor elétrico, mas atrelado a um propulsor a gasolina mais potente, com 180 cv. Em ambos, vão baterias de íons de lítio de 12,4 kWh que podem ser recarregadas na tomada.

 

Ademais, a perua tem ainda os motores turbo. O primeiro é o três cilindros Puretech de 1,2 litro (gasolina), com 110 cv ou 130 cv. Impossível no Brasil, tem também o 1.5 turbo diesel BlueHDi, com quatro cilindros e 130 cv. Os câmbios são manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades.

 

Estilo e conteúdo

 

No estilo, pegada típica da Peugeot. Na dianteira, duas barras de LEDs descem dos faróis e simulam as presas do leão – bem como o nosso 208. Atrás, as lanternas se unem por uma moldura black piano. Esse detalhe surgiu no SUV médio 3008.

 

Com 4,64 metros de comprimento e 2,73 m de entre-eixos, o grande trunfo do 308 SW – e das peruas em geral – é o porta-malas. Nele, cabem 608 litros. A tampa tem abertura elétrica e, por fim, caso rebata o banco traseiro, a capacidade chega a 1.643 litros.

 

Peugeot 308 SW perua

 

Na outra ponta da cabine, o painel tem sistema i-Cockpit com duas telas Full HD. O quadro de instrumentos tem efeito tridimensional. Ademais, tem volante multifuncional com aquecimento e central multimídia de 10″, com espelhamento de smartphones sem uso de fios e quatro entradas USB do tipo C. O Bluetooth pode conectar até dois telefones.

 

Por fim, a nova 308 SW tem auxílios à condução semiautônoma. O Pack Drive Assist 2.0 tem, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo e assistência de permanência em faixa, entre outros sistemas. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)