Mercedes-Benz Training comemora 40 anos de atividade

Frota & Cia 

 

Em 1982, a Mercedes-Benz decidiu criar seu Centro de Treinamento com o propósito de oferecer cursos de capacitação profissional. Agora, rebatizado de Mercedes-Benz Training e com sede na planta da empresa em Campinas (SP), a iniciativa comemora 40 anos de atividade e números expressivos para mostrar.

 

Ao longo desse período, a montadora contabiliza mais de 440 mil participações em treinamentos, dos quais cerca de 12.480 ocorreram em 2021 durante a pandemia, no formato de Ensino à Distância (EAD). Atualmente, o Mercedes-Benz Truck Training disponibiliza cerca de 600 cursos para equipes de Vendas e de Pós-Venda da Rede de Concessionários e da própria Fábrica. Além de cursos para motoristas, técnicos de oficina e gestores de clientes da marca, realizados em parceria com entidades voltadas para a capacitação de profissionais da mobilidade.

 

“Esses 40 anos do Centro de Treinamento de Campinas foram muito intensos, com múltiplas atividades e uma grande evolução em conceito, estrutura e portfólio” destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Ensino à distância

 

Em adição, André Wulfhorst, gerente sênior de Desenvolvimento e Treinamento da Rede de Concessionários de Veículos Comerciais, lembra que a empresa lançou em 2020 o Plano de Aceleração da Transformação Digital, com o objetivo de impulsionar o ensino à distância. “Nossa meta era ter de 10% a 20% do conteúdo total no formato digital para EAD apenas em 2023. “Porém, tivemos que nos reinventar em curto espaço de tempo. Hoje, dos 600 títulos de treinamentos oferecidos pela Mercedes-Benz Truck Training, cerca de 230 já estão no formato EAD, ou seja, aproximadamente 40%. Isso envolveu mais do que a digitalização dos materiais de treinamento, mas sim uma transformação completa dos cursos usando a metodologia do EAD. Recriamos também a plataforma de cadastro e de interação dos treinandos com a ferramenta”, afirma o executivo que projeta um total de 19.000 participações em 2022, tanto no formato on-line quanto presencial.

 

Estudo do powertrain: ao vivo e à distância

 

No esforço de proporcionar uma nova experiência aos participantes, o Centro de Treinamento passou por uma ampla reestruturação, incluindo salas conectadas e inteligentes e um estúdio próprio de gravação. Outra novidade é o Chat Bot batizada de “Liz”, uma assistente virtual que auxilia no atendimento e suporte à Rede para questões de treinamento. Os participantes também contam com apoio do Tinbot, primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial e Cognição, possibilitando uma interatividade humanizada. Aplicado na área de ensino, este robô é capaz de responder perguntas e passar instruções simples e objetivas aos alunos. Acrescente a isso os Óculos de Realidade Virtual, que possibilitam aos alunos acompanhar tudo o que o instrutor estiver fazendo ou demonstrando através de qualquer computador ou celular.

 

Outros recursos

 

Além da estrutura central de Campinas, o Mercedes-Benz Truck Training dispõe de outros recursos, como os Centros de Treinamento Homologados, instalados junto aos concessionários Mercedes-Benz de Taboão da Serra (SP), Contagem (MG), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT).

 

A área conta também com sete Unidades Volantes de Treinamento, sendo cinco caminhões e dois ônibus, equipados com recursos didáticos e equipamentos técnicos para treinamentos práticos, como motores e caixas de transmissão.  Somam-se ainda as parcerias da Mercedes-Benz com as entidades SENAI, SEST/SENAT e FABET e com fornecedores (Allison, Wabco, ZF, Eaton, Voith e Bosch). (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)