Chevrolet Equinox EV é apresentado para o mundo

Coisas de Agora

 

Depois de revelar o Silverado EV e o Blazer EV, a Chevrolet está apresentando seu terceiro elétrico neste ano. É o Equinox EV, um SUV de médio porte e zero emissão, pensado para famílias que desejam fazer a transição para esta categoria de veículos mais eficientes e sustentáveis.

 

“Estamos em um ponto de inflexão onde os EVs se tornarão a principal escolha da próxima geração de consumidores, e o Equinox EV será o produto que vai liderar esta trajetória para nós”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors. “Com a flexibilidade proporcionada pela plataforma Ultium da GM, vamos oferecer para o mercado veículos elétricos nas mais variadas faixas de preço e propostas.”

 

A expectativa é que o Equinox EV seja um dos SUVs elétricos mais acessíveis de sua categoria. Além disso, estará disponível em configurações com autonomia estimada de até 500 km com carga completa.

 

O novo modelo irá complementar o portfólio global de elétricos da Chevrolet, composto pelos Bolt EV e Bolt EUV, atuais modelos de entrada da marca, e os futuros Blazer EV (SUV premium) e Silverado EV (picape de grande porte).

 

“A Chevrolet está pronta para oferecer uma ampla gama de EVs”, disse Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet. “Conhecemos como ninguém o perfil de clientes de picapes e SUVs e estamos canalizando toda essa experiência para a nossa nova linha de EVs.”

 

O nome Equinox é conhecido internacionalmente e o produto se consagrou como o carro de passeio de maior sucesso comercial da marca Chevrolet globalmente por atributos como estilo, espaço e segurança.

 

Os designers e engenheiros que projetaram o Equinox EV focaram em colocar estes atributos em um patamar ainda mais elevado, alinhado com a performance e dirigibilidade superiores dos veículos elétricos.

 

Além da tecnologia Ultium (composta por plataforma, conjunto de baterias e de propulsão), o Equinox EV inova pelo sistema multimídia com tela de 17,7 polegadas e por recursos de assistência ao motorista, como o Super Cruise, capaz de conduzir o veículo praticamente de forma autônoma por estradas compatíveis.

 

Outros destaques disponíveis incluem:

 

– Design de proporções esportivas

– Iluminação inovadora, sendo a frontal e traseira animadas

– Rodas de até 21 polegadas

– Teto disponível em dois tons, branco ou preto, dependendo da versão de acabamento

– Iluminação ambiente personalizada

– Volante, limpadores do para-brisas e bancos dianteiros e traseiros aquecidos

– Navegação com planejamento de rotas que ajuda a localizar postos de recarga

– Alerta de colisão frontal e traseira com frenagem automática de emergência

– Controle de cruzeiro adaptativo

– Assistente de manobras com câmera de visão 360 graus

 

Performance surpreendente

 

O Equinox EV se destacar pela excelente performance e dirigibilidade. A configuração padrão conta com tração dianteira, 213 cavalos de potência e 33,5 kgfm de torque instantâneo. Há também outra configuração, com tração integral eAWD de 294 cavalos e 47,8 kgfm. Tudo de acordo com estimativas.

 

Ambas as configurações trazem a tecnologia One-Pedal Driving, que permite conduzir o veículo apenas com o acelerador, já que ao reduzir a pressão sobre o pedal, o veículo inicia o processo de frenagem regenerativa para aproveitar a energia cinética que ajuda a recarregar a bateria, otimizando a autonomia.

 

O Equinox EV também dispõe da mais recente tecnologia de carregamento:

– Sistema padrão de 11,5 kW (AC), que pode somar até 56 km de autonomia estimada por hora de carga;

– Carregamento de 19,2 kW (AC) nas versões mais sofisticadas, que pode somar até 85 km de autonomia estimada por hora de carga;

– Capacidade padrão de carga rápida (DC) de até 150 kW, que permite adicionar aproximadamente 115 km de autonomia estimada em 10 minutos de carga.

 

O SUV elétrico de médio porte da Chevrolet estreia no fim de 2023 nos Estados Unidos, com uma edição limitada da versão RS, de acabamento esportivo. O Equinox EV chega depois a outros mercados, como o brasileiro. A produção será na fábrica da GM em Ramos Arizpe, no México. Detalhes adicionais estarão disponíveis mais perto do lançamento. (Coisas de Agora)