AutoIndústria
Levantamento da Bright Consulting indica que 53% dos licenciamentos de automóveis e comerciais leves em agosto se deveram às vendas diretas, novo recorde mensal, superando os 51% registrados no mês anterior. Segundo a consultoria, o avanço da modalidade tem a ver com “novas condições comerciais negociadas entre montadoras e locadoras, a aceleração de venda direta à pessoa física e a contratos de assinatura”.
As transações com as empresas de locação tiveram peso particularmente destacado no mês passado. A Bright Consulting estima que de 34 a 35 pontos porcentuais das vendas diretas tiveram origem no segmento, que está recompondo seus estoques, movimento que dever ter continuidade nos próximos meses, avalia a consultoria.
No segundo trimestre, informa a Abla, Associação as locadoras de veículos divulgaram nesta quarta-feira, 24, aumento de 85,4% nas compras do setor no comparativo do segundo com o primeiro trimestre, quando foram adquiridas, respectivamente, 78.578 e 145.720 automóveis e comerciais leves.
A Abla, entidade que reúne as empresas de locação no Brasil, indica que as aquisições de veículos no primeiro semestre chegaram a 224 mil veículos, volume equivalente a 49,3% do total de veículos comprados por locadoras ao longo de todo o ano passado. O setor encerrou 2021 com frota total de 1,13 milhão de automóveis e comerciais leves contra 1,21 milhão no primeiro semestre de 2022, crescimento de 6,3%.
Se na média do mercado as vendas diretas têm respondido por mais da metade dos licenciamentos, sem elas alguns modelos de carros de passeio praticamente estariam “extintos”, ou quase. Um exemplo é o Gol, modelo com mais tempo de produção no Brasil e que já teve sua aposentadoria anunciada pela Volkswagen para os próximos meses. Ainda assim, foram negociadas 11,7 mil unidades em agosto, mas 9,4 mil, ou 80%, diretamente pela montadora.
Nos primeiros oito meses de 2022, foram registrados mais de 47,2 mil licenciamentos do Gol. As negociações diretas superaram 34,7 mil, 73% do total.
Quadro semelhante ao do Jeep Compass, vice-líder do segmento de SUVs. Dos 40,7 mil emplacamentos no ano, quase 30,8 mil pela modalidade, 75% do total.
Dentre os dez primeiros automóveis de passeio mais vendidos diretamente, chama a atenção, principalmente, outro modelo da Volkswagen. O sedã Voyage, também em vias de sair de linha, é, na prática, quase que totalmente vendido pela fabricante. Somente 535 unidades, das mais de 18 mil licenciadas de janeiro a agosto, foram vendidas pelas concessionárias da marca.
O ranking de automóveis de passeio mais negociados por vendas diretas em 2022 tem o Hyundai HB20 na ponta, com 36,3 mil emplacamentos, mas que correspondem a 58,5% do total. Na sequência vêm o Gol e Compass e na quarta colocação o Fiat Mobi, com 23,2 mil vendidas diretamente do total de 42,5 mil, o que corresponde à média de 53% do mercado.
Líder do mercado brasileiro, com precisamente um terço dos emplacamentos, a Stellantis tem nada menos do que seis modelos de passeio dentre os dez mais negociados por esse canal e que representam as marcas Fiat, Jeep e Peugeot, três das cinco marcas do grupo, que oferece ainda no mercado brasileiro modelos da Citroën e RAM. (AutoIndústria/George Guimarães)