VW Nivus alcança 100 mil unidades produzidas no Brasil desde 2020

Motor 1

 

À venda no mercado brasileiro desde junho de 2020, o Volkswagen Nivus comemora nesta semana 100 mil unidades produzidas em solo nacional. Com montagem concentrada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o modelo foi pioneiro no segmento ao adotar design com pegada cupê e hoje ocupa posição de destaque na categoria ao lado do primo T-Cross.

 

Desenvolvido pelas equipes de engenharia e design do Brasil, o Nivus é exportado para aproximadamente 15 países nas Américas Central e Sul. Além disso, é o segundo grande projeto nacional da VW a chegar à Europa, onde é produzido e vendido com o nome de Taigo. O primeiro, não custa lembrar, foi o Fox, oferecido no continente entre 2005 e 2011 como carro de entrada da marca.

 

“O Nivus chama a atenção pelo design, e por estabelecer um inédito nível de conectividade, streaming e serviços com a central de infotainment VW Play, também 100% desenvolvida na região; e por entregar, com um preço competitivo, itens de conforto, comodidade e segurança que antes estavam presentes somente em segmentos superiores” destaca Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.

 

Construído sobre a plataforma modular MQB-A0 dos irmãos Polo e Virtus, o Nivus oferece de série 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em LED, volante multifuncional em couro com “shift-paddles”, entre outros. Recentemente, ganhou também ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de Emergência) e Start-Stop.

 

Sob o capô, o conhecido motor 1.0 TSI, amplamente empregado na plataforma MQB-A0, entrega até 128 cv e 20,4 kgfm, sendo sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. Ao todo, o crossover mede 4,26 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos (mesma medida do Polo), 1,49 m de altura e tem 415 litros de espaço para bagagens no porta-malas. (Motor 1/Dyogo Fagundes)